O Seminário Negras e Negros no Ceará: escritas, ativismos e sociedade será realizado no Salão de Atos do campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 6 a 8 de agosto. As inscrições para os minicursos e oficinas estão abertas até o dia 15 de julho de 2019.

O objetivo do evento é recuperar trajetos históricos, sociais, culturais e acadêmicos dos afro-cearenses, trazendo para o cerne do debate questões como: formas de resistência contra as penalidades do racismo no passado e no presente; caminhos postulados pelo movimento de organização contemporâneo; memórias; indicadores sociais e políticas públicas governamentais.

Entre os minicursos disponíveis estão “Circularidade e poética: Resistências do Movimento Negro no Ceará”; “Literatura negra: a contribuição de intelectuais negras na descolonização do currículo no curso de licenciatura e bacharelado” e “Direito e cotas raciais: uma política pública inclusiva na universidade brasileira”. “Entre o sagrado e o profano: culinária afro-brasileira como sinônimo de resistência”, “Tranças como forma de resistência negra” e “Protagonismo negro na abolição do Ceará e a formação da identidade afro cearense” estão entre as oficinas disponíveis.

De acordo com a organização do evento, o Seminário Negras e Negros no Ceará “trata-se de um momento para fortalecer os debates em torno da questão racial sobre e no Ceará, protagonizada a partir dos anos de 1980, tanto pela militância negra e/ou acadêmica (negra e não negra), particularmente das áreas de Antropologia, Educação, Estudos da Linguagem, Geografia e História, cujas pesquisas se propuseram a revisar o legado de uma prática de ciências humanas atrelada ao discurso de um Ceará sem negros”.

O Seminário é uma parceria da Urca, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UeCE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

Inscrições: http://cev.urca.br/siseventos/login

Site do evento: http://cev.urca.br/siseventos/site/isnnc

Deixe um comentário

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *