A CAIXA Cultural Fortaleza realizará no próximo sábado, dia 28 de setembro, das 10h às 12h, a oficina “Ritmos da Diáspora Africana” com os MCs e pesquisadores do grupo baiano OQuadro, Jef Rodriguez e Nêgo Freeza. Gratuita e aberta ao público, a atividade discute a história da chegada do povo negro ao continente americano e as manifestações culturais que surgem a partir de então, enfatizando a árvore genealógica dos ritmos da Diáspora Africana (rap, soul, jazz, samba, entre outros), sua riqueza, diversidade e também as ligações com o imaginário popular. O percussionista Jahgga e o DJ Mangaio realizam intervenções musicais, contando com possíveis interações com o público. As inscrições serão realizadas uma hora antes da atividade.

A atividade faz parte da programação do show Preta Música, que reúne a cantora Ellen Oléria e o grupo de rap OQuadro, numa reverência à música negra brasileira. Serão quatro apresentações, de 27 a 29 de setembro, na CAIXA Cultural Fortaleza: sexta (27), às 20h, sábado (28), às 18h e às 20h, e domingo (29), às 19h. Os ingressos serão vendidos a preços populares.

OQuadro

Formada em Ilhéus, em 1996, OQuadro é um dos nomes mais influentes do RAP da Bahia. O grupo composto por Jahgga (Percussão), Jef Rodriguez (Vocal), Nêgo Freeza (Vocal), Rans Spectro (Vocal), Ricô (Baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra / Sinth), Vic Santana (Bateria) e Vinicius Mangaio (Programações) representa uma vertente do RAP que busca inovações sonoras a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais.

O grupo tem músicas em coletâneas lançadas na Europa (Bahia Music Export vol. 3, vol. 5, vol. 7) e já fez três tours internacionais, passando por Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Alemanha e Dinamarca. Em 2008, foi indicado ao Prêmio Hutuz – maior festival de Hip Hop da América Latina –, concorrendo na categoria melhor banda Norte/Nordeste.

SERVIÇO:

[OFICINA] Ritmos da Diáspora Africana,
com Jef Rodriguez e Nêgo Freeza
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 Praia de Iracema
Data: Sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: 10h
Duração: 2 horas (Gratuita)

Deixe um comentário

Categories: Notícias