O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) promovem o curso gratuito “Dandara dos Palmares – Gênero, Raça e Etnia na Comunicação” e tem inscrições abertas nos dias 6 a 20 de setembro de 2019. O curso é mais um projeto social do Sindjorce o qual tem o objetivo de incentivar a formação de profissionais da comunicação para a temática de gênero,  raça e etnia, com carga-horária de 80 horas/aula.

Segundo o site do Sindicato, o curso oferece 50 vagas, estando 50% do público cursista destinados a negros e negras, levando em consideração também a diversidade de gênero. Já os outros 50% das vagas serão destinados a jornalistas sindicalizados. A proposta do curso é

preparar jornalistas, publicitários, radialistas, relações públicas, comunicadores populares e estudantes de Jornalismo para a abordagem da dimensão de gênero e étnico-racial na sua atuação profissional, focando a promoção da igualdade de gênero, bem como da história e da cultura afro-brasileira e no combate ao racismo. A formação pretende promover a diversidade no Jornalismo, assim como na Comunicação.

Ainda segundo o site do Sindicato, serão selecionados profissionais de todas as áreas, como veículos impressos, de rádio, televisão e internet, agências de publicidade, assessorias de comunicação e instituições sociais, assim como estudantes de graduação em Jornalismo e Comunicação Social.

Iniciativas como esta são fundamentais para o cenário do debate racial cearense, levando-se em conta a formação de comunicadorxs que se proponham a romper com a narrativa racista imposta pelos veículos de comunicação, de uma forma geral. Com carinho, lembramos que a iniciativa do Ceará Criolo nasceu também em um dos cursos promovidos pelo Sindjorce, no ano de 2018, o qual foi essencial para o encontro do grupo que hoje forma o coletivo. Empreendimentos que fazem a diferença na formação e na atuação de comunicólogxs.

Para mais informações sobre Calendário do Curso e Conteúdo Programático, acesse diretamente o site do Sindjorce.

INSCRIÇÕES AQUI.

 

Deixe um comentário

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *