Um projeto do blog “A mãe preta” e da livraria itinerante Iná Livros, “100 livros infantis com meninas negras”, busca dar visibilidade a meninas negras na literatura infantil. No início de 2016, a livreira Luciana Bento criou o projeto e hoje a lista já ultrapassou o número inicial.

A lista é composta pela foto da capa, nome do autor, ilustrador, editora e um resumo de cada livro. “Não lembro de nenhum livro infantil que eu tenha lido na minha infância com protagonistas parecidas comigo fisicamente. Ou seja: com meninas negras”, declarou Luciana.

Para a livreira, não ter tido contato com livros que trouxessem personagens negras como protagonistas deixou uma lacuna na formação de sua identidade. Para evitar que isso acontecesse às filhas, ela criou o projeto.

“Meninas negras precisam se enxergar em todos os espaços e a literatura é um meio muito eficiente para a formação de uma autoimagem positiva. Por meio da literatura, nós procuramos fornecer ferramentas para que crianças possam lidar com o racismo e possam elevar sua autoestima a partir de referenciais positivos”, declarou.

Confira a lista: https://100meninasnegras.tumblr.com/

Acesse o site da editora Iná Livros: https://inalivros.loja2.com.br/

PS: Como o blog não tem sido atualizado, embora conte com mais de uma centena de dicas de livros, nossa sugestão é acompanhar o perfil de Luciana no Instagram: https://www.instagram.com/amaepreta/

Deixe um comentário

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *