O “Ceará Criolo” é um portal produzido por comunicadores negros. Que existe para ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Porque essa população negra precisa de um espaço qualificado de afirmação. De visibilidade. De debate honesto e inclusivo. De identificação. Um lugar de desconstrução de discursos pré-fabricados e cheios de preconceitos.

Nós entendemos que só com a garantia da existência e do pleno funcionamento de plataformas múltiplas de promoção da igualdade racial na prática jornalística e publicitária é que vamos ter uma comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. A população negra precisa da mesma visibilidade da qual a população branca é favorecida.

Apenas assim essa população negra vai se enxergar como instituição formada por seres humanos possíveis. E isso obrigatoriamente perpassa não só a efetivação de políticas públicas inclusivas como também a existência de locais, físicos e/ou virtuais, de autoafirmação.

Bruno de Castro
Jornalista. Já foi repórter de política do jornal O Estado, repórter de segurança pública do jornal O POVO, correspondente do portal Terra e assessor de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará e do Poder Judiciário do Ceará. Em 2010, venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação por uma série de reportagens sobre a população negra.
Rafael Ayala
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde. 
Jéssica Carneiro
Publicitária. Atualmente, é assessora de comunicação de uma autarquia pública. Construiu sua carreira no Marketing Digital cearense, e é uma amante da docência, com experiência no magistério de ensinos médio e superior. Doutoranda e mestra em Psicologia pela UFC.
Tatiana Lima
Graduada pela UFC, é uma publicitária movida por decibéis, apegada ao escurinho do cinema e trilha o aprendizado de mulher preta. Trabalhou como Mídia em agências de Fortaleza e Salvador ao longo de 10 anos. Hoje responde pela área de mídia na Set Comunicação, house da Educadora 7 de Setembro.
Rayana Vasconcelos
Publicitária. Trabalha com Design Gráfico há 10 anos e já trabalhou em projetos na Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Fa7 (hoje Uni7). Interessada em todo tipo de arte.