A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou a lista de astronautas que serão treinados para irem à Lua nesta década de 2020. Apenas três astronautas negros (ou seja: 16%) figuram no time, sendo duas mulheres e um homem.
Os nomes foram escolhidos a partir dos 47 astronautas ativos no programa lunar Artemis. Segundo a Nasa, a definição foi feita “conforme as habilidades e experiências que possuem.”
As primeiras missões robóticas devem ser lançadas em 2021. Depois, a missão Artemis II terá tripulação e será lançada com destino à órbita lunar em 2023, com astronautas selecionados ano que vem. A seleção para a missão Artemis III, a que terá de fato o pouso na Lua, será feita posteriormente. As duas contarão com quatro astronautas a bordo, mas somente dois deles devem caminhar na Lua.
Administrador da Nasa, Jim Bridenstine afirmou que a seleção revela apenas o primeiro quadro dos astronautas do programa. “Quero deixar claro que teremos mais”, adiantou.
QUEM SÃO OS TRÊS NEGROS?
VICTOR GLOVER
É comandante naval e foi selecionado como astronauta em 2013. Mestre em Engenharia de testes de voos, sistemas, ciências e artes operacionais militares, ele pilotou a cápsula Resilience, da missão Crew-1. Segue como engenheiro de voo a bordo da Estação Espacial Internacional.
JESSICA WATKINS
É bacharel em Ciências Geológicas e Ambientais, e doutora em Geologia. Antes de se tornar astronauta, foi membro da equipe de ciências do rover Curiosity. Entrou para a classe de astronautas em 2017.
STEPHANIE WILSON
É bacharel em Engenharia Espacial e mestre em Engenharia Aeroespacial. Antes de se tornar astronauta, trabalhou na nave Galileo, da Nasa, no Laboratório de Propulsão a Jato, e foi escolhida como astronauta em 1996. É veterana de três voos a bordo dos ônibus espaciais, e já passou 42 dias no espaço.
Para mais sobre o assunto, clique aqui.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.