14 de Abril, 2021
nasa

Da esquerda pra direita: Stephanie, Victor e Jessica (FOTOS: Nasa)

3 negros estão na lista da Nasa para irem à Lua

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou a lista de astronautas que serão treinados para irem à Lua nesta década de 2020. Apenas três astronautas negros (ou seja: 16%) figuram no time, sendo duas mulheres e um homem.

Os nomes foram escolhidos a partir dos 47 astronautas ativos no programa lunar Artemis. Segundo a Nasa, a definição foi feita “conforme as habilidades e experiências que possuem.”

As primeiras missões robóticas devem ser lançadas em 2021. Depois, a missão Artemis II terá tripulação e será lançada com destino à órbita lunar em 2023, com astronautas selecionados ano que vem. A seleção para a missão Artemis III, a que terá de fato o pouso na Lua, será feita posteriormente. As duas contarão com quatro astronautas a bordo, mas somente dois deles devem caminhar na Lua.

i401409
Os 18 inicialmente selecionados

Administrador da Nasa, Jim Bridenstine afirmou que a seleção revela apenas o primeiro quadro dos astronautas do programa. “Quero deixar claro que teremos mais”, adiantou.

QUEM SÃO OS TRÊS NEGROS?
VICTOR GLOVER

É comandante naval e foi selecionado como astronauta em 2013. Mestre em Engenharia de testes de voos, sistemas, ciências e artes operacionais militares, ele pilotou a cápsula Resilience, da missão Crew-1. Segue como engenheiro de voo a bordo da Estação Espacial Internacional.

JESSICA WATKINS
É bacharel em Ciências Geológicas e Ambientais, e doutora em Geologia. Antes de se tornar astronauta, foi membro da equipe de ciências do rover Curiosity. Entrou para a classe de astronautas em 2017.

STEPHANIE WILSON
É bacharel em Engenharia Espacial e mestre em Engenharia Aeroespacial. Antes de se tornar astronauta, trabalhou na nave Galileo, da Nasa, no Laboratório de Propulsão a Jato, e foi escolhida como astronauta em 1996. É veterana de três voos a bordo dos ônibus espaciais, e já passou 42 dias no espaço.

Para mais sobre o assunto, clique aqui.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *