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20 de Outubro, 2021
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88% dos negros no Twitter querem ser melhor representados em propagandas

Uma pesquisa realizada pelo Twitter com usuários da plataforma no Brasil revela um dado que pode guiar muito anúncio publicitário: 88% dos pretos e pardos não se sentem representados em propagandas. Apenas 12% dos perfis indicaram estar satisfeitos.

O levantamento também indicou que 80% dos usuários pesquisados declararam ser necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na publicidade e 70% disseram que há mais chance de apoiar ou comprar de uma marca que reflita a diversidade racial em suas campanhas.

Foram ouvidas 500 pessoas entre os dias 25 e 30 de setembro deste ano. E as principais expectativas dos negros no Twitter em relação aos anunciantes são:

  • gostariam de ver as marcas incluírem pessoas negras no desenvolvimento e marketing de produtos (62%);
  • esperam mais representação em campanhas publicitárias (57%);
  • declararam ser importante que empresas divulguem mais informações sobre a diversidade dos times internos e iniciativas de inclusão (54%);
  • mostrar apoio e aumentar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial (53%);
  • fazer publicidade em diferentes mídias, tanto online quanto offline, com foco no diálogo sobre raça e racismo (48%);
  • ser uma porta-voz em apoio à diversidade racial (45%).
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Quando perguntadas sobre a forma mais atraente com que as marcas podem participar da conversa e na comunicação relacionadas a inclusão e representatividade racial, a maioria sinalizou a apresentação de histórias e pessoas reais como abordagem preferida (57%), destaque às principais questões a serem discutidas (53%) e uso de tom informativo (52%), inspirador (49%) e positivo (46%).

Por outro lado, uma abordagem engraçada (22%) ou emocional (31%) teve taxas menores de preferência entre os respondentes. “O grande recado que fica para as marcas interessadas em impactar essa audiência é: você fazer uma comunicação transparente sobre diversidade e representatividade genuína é essencial, mas não só. As pessoas demandam coerência. Agir além da comunicação também é importante”, afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter Brasil.

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