Uma pesquisa realizada pelo Twitter com usuários da plataforma no Brasil revela um dado que pode guiar muito anúncio publicitário: 88% dos pretos e pardos não se sentem representados em propagandas. Apenas 12% dos perfis indicaram estar satisfeitos.
O levantamento também indicou que 80% dos usuários pesquisados declararam ser necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na publicidade e 70% disseram que há mais chance de apoiar ou comprar de uma marca que reflita a diversidade racial em suas campanhas.
Foram ouvidas 500 pessoas entre os dias 25 e 30 de setembro deste ano. E as principais expectativas dos negros no Twitter em relação aos anunciantes são:
- gostariam de ver as marcas incluírem pessoas negras no desenvolvimento e marketing de produtos (62%);
- esperam mais representação em campanhas publicitárias (57%);
- declararam ser importante que empresas divulguem mais informações sobre a diversidade dos times internos e iniciativas de inclusão (54%);
- mostrar apoio e aumentar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial (53%);
- fazer publicidade em diferentes mídias, tanto online quanto offline, com foco no diálogo sobre raça e racismo (48%);
- ser uma porta-voz em apoio à diversidade racial (45%).
Quando perguntadas sobre a forma mais atraente com que as marcas podem participar da conversa e na comunicação relacionadas a inclusão e representatividade racial, a maioria sinalizou a apresentação de histórias e pessoas reais como abordagem preferida (57%), destaque às principais questões a serem discutidas (53%) e uso de tom informativo (52%), inspirador (49%) e positivo (46%).
Por outro lado, uma abordagem engraçada (22%) ou emocional (31%) teve taxas menores de preferência entre os respondentes. “O grande recado que fica para as marcas interessadas em impactar essa audiência é: você fazer uma comunicação transparente sobre diversidade e representatividade genuína é essencial, mas não só. As pessoas demandam coerência. Agir além da comunicação também é importante”, afirma Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter Brasil.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.