A coluna mensal de agosto do site do Itaú Cultural, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, tem como convidada a escritora Maria Dolores Rodriguez. Idealizado pelo Núcleo de Comunicação da organização e com curadoria da professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fabiana Carneiro, neste espaço o público tem contato com novos autores da cena literária no país e conhece a sua trajetória e obra.

Maria Dolores Rodriguez estreou na literatura em 2019 com o livro Procurem Luísa no Mercado de Arte Popular, publicado pelo Estúdio Arumã. O livro é composto por fotografias, documentos, diários, poemas e mapas que oferecem múltiplas leituras. “No livro-objeto, Maria Dolores não apenas recorre às memórias afetivas que possui de sua mãe, Luísa, para a criação poética, mas faz desse arquivo uma obra que materialmente nos permite adentrar no âmbito recriado de sua intimidade familiar”, pontua Fabiana em seu texto de apresentação da autora.
A coluna publica os poemas Jinká, Proibido sonhar, Herança e Para lobo damasceno. “São poemas comoventes que significam a morte desde uma perspectiva africana, isto é, entendida como passagem e não como fim. Poemas que em posição de esquiva – para fazer referência ao importante universo da capoeira para o livro –, versam sobre o amor,” explica a curadora e pesquisadora da UFPB.
Maria Dolores Rodriguez é poeta, crítica literária, ensaísta, artista visual, professora e pesquisadora. Doutora e mestra em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Sobre a coluna
As obras selecionadas na coluna são escolhidas a partir de material já publicado dos autores ou feitas especialmente para esta publicação. A curadora faz a seleção por região, garantindo, além de diversidade de temas, estilos e gêneros, uma pluralidade de paisagens, sotaques e histórias. Entram nos critérios de escolha a qualidade estética, a diversidade de perspectivas sociais e o engajamento político-social dos trabalhos, levando em conta, autoras que ainda têm pouca visibilidade no campo literário.
Fabiana tem vasto conhecimento sobre o tema. A sua tese de doutorado analisa a maternidade negra no livro de Ana Maria Gonçalves Um Defeito de cor. Ela é também criadora do projeto Tessituras negras, um ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas afro referenciadas. Iniciada em 2021, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea revelou diversos escritores da cena literária recente, com poesia e prosa.
Neste link, estão disponíveis todas as edições:

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.