O Afro Memória, projeto que promove o resgate, a preservação e a difusão da memória de intelectuais, ativistas e organizações do ativismo negro brasileiro, lançou a primeira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação foi elaborada a partir do acervo documental do fundador do Movimento Negro Unificado (MNU), Milton Barbosa.
Para baixar , clique aqui.
Milton foi candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores nas primeiras eleições após a redemocratização, organizou diversos atos públicos e ajudou a fundar várias organizações de base, articulações, fóruns e campanhas.
A edição apresenta organiza os documentos guardados por Milton nos últimos 40 anos nas seguintes partes: biografia, entrevista, linha do tempo, história de um documento e dossiê. Fazem parte da publicação imagens de documentos presentes no acervo e contribuições textuais referentes aos eventos, processos, agentes e debates retratados nos documentos.

Além do conteúdo sobre a trajetória de Milton Barbosa, a edição também conta com um boletim informativo sobre o balanço geral das iniciativas do Afro Memória desde sua criação.
O projeto Afro Memória resulta de um esforço coletivo que envolve o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, Projeto Memory and Identity in Afro Brazilian Archives, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/ Unicamp), onde são preservados e disponibilizados para pesquisa.
PARA MAIS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.