Uma campanha on-line de arrecadação de recursos no site Vakinha está em andamento para viabilizar a construção de um quilombo urbano em Taguatinga, uma das regiões administrativas de Brasília, no Distrito Federal.
São necessários R$ 20 mil para o Espaço Cultural Serra da Barriga nascer. Até o momento, apenas R$ 1.540 foram coletados de 27 apoiadores. É possível contribuir com qualquer valor. Para colaborar, basta clicar aqui.
“Queremos que seja um local onde pessoas vão pra se sentir bem, pra aprender, pra construir e formar uma comunidade que acolhe e abraça. A abertura dele é a realização de um sonho; é mais um passo no nosso corre de democratizar o acesso, gerar oportunidades, aprender e ensinar”, detalha o organizador Mateus Santana.
O espaço terá biblioteca composta por livros escritos por pessoas pretas e com temática preta; serviço de acolhimento para conversas e descanso; promoção de aulas, exposições, sessões de cinema, workshops, cursos e palestras; e oferta de cursos profissionalizantes.
A campanha está no ar há três semanas, terá duração total de três meses e um imóvel para funcionamento do espaço já foi encontrado. O dinheiro será utilizado, portanto, para reformas e compras de materiais fundamentais à abertura e funcionamento do quilombo.
SERRA DA BARRIGA?
O nome do espaço faz referência à região da qual o Quilombo dos Palmares, maior símbolo de resistência à escravidão, faz parte. A Serra da Barriga é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1986 e Patrimônio Cultural do Mercosul desde 2017. Localizada no município de União dos Palmares, na Zona da Mata do estado de Alagoas, a Serra abrange uma área de 27,92km².
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.