Nesta sexta-feira (10/06), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento localizado em uma das maiores periferias de Fortaleza, no Ceará, lança o primeiro episódio do podcast “Povos de Terreiro”. A edição nasceu das Conversas de Terreiro, um programa do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), e tem o objetivo de fortalecer a memória dos terreiros do Grande Bom Jardim, que são mais de 500 espalhados no território.
Das conversas às realidades, as rodas de prosa e articulação trouxeram a necessidade de valorizar ainda mais a cultura dos povos de terreiro dentro do CCBJ e do território do Grande Bom Jardim. O projeto surgiu com a missão de propagar e fortalecer esta cultura e seus costumes, por meio da produção de conteúdo a partir do podcast, uma edição por mês e em breve outras intervenções como feira de artigos, gastronomia e ações culturais e a culminância com um vídeo documentário a ser lançado em dezembro de 2022.
Abrindo os trabalhos, nesta primeira edição, Pai Neto, um dos precursores dos povos no território e que está à frente do Centro Espírita Umbanda São Miguel desde 1982, conversa com Mãe Janaína, outra referência no Bom Jardim, mãe de santo do Palácio das Águas desde 2007. O papo é mediado por Eduardo Marques, educador social NArTE CCBJ, e Isabel Mayara, gerente de comunicação do CCBJ.
O papo é leve e cheio de narrativas potentes sobre as jornadas pessoais e espirituais das autoridades religiosas. Além disso, a conversa traz como a umbanda e o candomblé são ponto de cultura e memória do território, os desafios e conquistas, a travessia durante a pandemia e muitos outros assuntos.
O podcast pode ser acessado no canal do Youtube do CCBJ e em breve estará disponível no Spotify e no site www.ccbj.org.br.
PARA MAIS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.