O Ceará Criolo é uma das 16 plataformas selecionadas pelo Google News Initiative para a segunda edição do GNI Startups Lab no Brasil. Desenvolvido em parceria com a Echos – Laboratório de Futuros Desejáveis e com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o programa tem o objetivo de apoiar empresas jornalísticas em estágio inicial de desenvolvimento.
O anúncio dos coletivos de comunicação escolhidos aconteceu nesta quarta-feira (3/8)E o Ceará Criolo é a única iniciativa cearense escolhida pela multinacional norte-americana. Segundo o Google, a definição dos projetos contemplados deu-se em meio a centenas de portais de todas as regiões do país.
O júri responsável pela escolha foi composto por membros das entidades parceiras do Google News Initiative. Foram considerados os seguintes critérios: proposta de valor à sociedade clara e bem definida; adequação do produto às necessidades do mercado; qualificação da equipe; viabilidade de execução; contribuição para a diversidade, equidade e inclusão no ecossistema de notícias e ter uma política de ética corporativa bem definida.
O Programa
O programa oferece uma imersão de 16 semanas desenhada para atender às necessidades dos participantes, todos selecionados por serem comprometidos com o desenvolvimento de novos produtos inovadores que ofereçam jornalismo de qualidade.
Com o programa, o Google afirma que pretende “contribuir para a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital, principalmente em mercados emergentes”. Por isso e para isso, as 16 startups receberão até US$ 20 mil em financiamento e terão acesso a mentoria, treinamento e workshops sobre assuntos como estratégia, produto, modelos de negócio, vendas, marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos.
Além disso, o Ceará Criolo terá acesso a um time exclusivo de especialistas do Google para criar estratégias digitais de sucesso. Ao fim do programa, cada startup terá a oportunidade de apresentar seu pitch para potenciais investidores em um Demo Day.
O primeiro
O Ceará Criolo é o primeiro portal de jornalismo profissional e negro do Ceará. Existe desde 23 de outubro de 2018, ano no qual foi eleito pelo Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) o melhor produto de comunicação para promoção da igualdade racial do estado. No ano seguinte, venceu o I MPCE de Jornalismo pelo especial Vidas Negras Importam, no qual põe em pauta o suicídio da população negra. Em 2020, o portal venceu o Prêmio Neusa Maria de Jornalismo por reportagem sobre candidatos que mudam de raça em toda eleição no registro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em 2021, o especial Quilombo Acadêmico foi finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo.
“O Ceará Criolo é uma mídia negra de um estado no qual a existência de povo negro é constante e institucionalmente negada ou diminuída. A gente aprende em casa que o Ceará é um estado que não tem negros. Então, nosso desafio é imenso. Além de ser um jornalismo engajado, de militância, nosso conteúdo precisa ter um caráter educativo também. Nesse contexto, as barreiras são inúmeras. Principalmente a financeira. Prospectar anunciantes e parceiros e, consequentemente, ter verba para investir em melhorias tecnológicas e estratégicas é difícil quando o cenário ao redor diz que a causa na qual você atua não é importante. Sermos selecionados, dentre tantos projetos no Brasil, para participar de mentorias com o padrão Google representa que o que o Ceará Criolo faz tem relevância. Mas também que pode ter ainda mais potência para alcançar ainda mais gente e contribuir ainda mais com a agenda antirracista, que é urgente e fundamental para termos um país menos desigual”
afirma o editor geral de conteúdo do portal, jornalista Bruno de Castro.
Confira as startups selecionadas
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.