>
26 de Julho, 2021
WhatsApp Image 2021 03 24 at 13.23.33

Ceará Criolo participa de podcast sobre abolição e comunicação antirracista; ouça

Já está no ar o Serifacast do qual o Ceará Criolo participa e discute a importância da prática de uma comunicação antirracista. O episódio foi pensado em alusão à Data Magna do Ceará, celebrada nesta quinta-feira (25/3), dia no qual escravos foram libertos no estado em 1884, quatro antes, portanto, da promulgação da Lei Áurea, em 1888.

Produzido, roteirizado, editado e apresentado pelo jornalista e podcaster Andreh Jonathas, o episódio leva o título de “Abolição no Ceará: histórias de protagonismos de pessoas negras”. Tem uma hora e meia de duração, é o maior já veiculado pelo Serifacast e leva como principal marca o fato de todos/as os/as entrevistados/as serem pessoas negras.

Participam das discussões o repórter e editor do Ceará Criolo, jornalista Bruno de Castro; o colunista do Ceará Criolo, professor e historiador Hilário Ferreira; a Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais no Ceará, Zelma Madeira; além de representantes dos coletivos Mandata Nossa Cara, Kilombas Podcast e Negrê.

O episódio levou cinco meses para ser produzido e apresenta uma carga histórica robusta sobre a negritude cearense, quase sempre negada ou estigmatizada nos discursos oficiais dos livros de história e pelas empresas de comunicação. O programa cita personagens negros importantes, resgata marcos de resistência e desmistifica a ideia de que não há negros no Ceará, assim como coloca em evidência a necessidade de descolonização de pensamentos e produções de conteúdo.

Para ouvir o Serifacast especial sobre negritudes, clique aqui.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE PODCAST. CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

1 thought on “Ceará Criolo participa de podcast sobre abolição e comunicação antirracista; ouça

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *