>
30 de Julho, 2021
colorismo

Colorismo, novo título da coleção Feminismos Plurais, é lançado

“Colorismo”, o mais novo título da coleção Feminismos Plurais, coordenada pela mestra em Filosofia Política Djamila Ribeiro, já está entre nós. Lançado pela editora Jandaíra, o livro é de autoria mestra em Direito Político e Econômico Alessandra Devulsky.

Como o nome sugere, a obra discute conceitos e questões do colorismo, um dos temas mais polêmicos e caros ao debate público sobre negritude por muitas vezes ser utilizado para justificar ou silenciar violências sofridas por pessoas negras dos mais variados tons de pele.

Com 224 páginas e formato de bolso, o livro custa R$ 24,90. Pode ser comprado pela Internet, seja no site da própria editora (clique aqui), em lojas on-line (como a Amazon, clique aqui) ou nas plataformas de e-books (neste caso, em geral, um pouco mais barato, em torno de R$ 21,90).

“Este livro é bússola e farol. Serve de orientação para que não caiamos em armadilhas e miremos o alvo que realmente importa: o racismo e seus agentes. Permanecer nesta trilha abre-nos um horizonte ainda maior: o reconhecimento de que a República brasileira se funda privilegiando o etnos em detrimento do demos. Pela dimensão racial, na sua dinâmica do colorismo, somos república sem ser República”, afirma no prefácio a jornalista, professora e pesquisadora Rosabe Borges.

A COLEÇÃO
Esse é o oitavo título da coleção Feminismos Plurais. Os demais são: Lugar de Fala (Djamila Ribeiro), Racismo Estrutural (Silvio Almeida), Empoderamento (Joice Berth), Interseccionalidade (Carla Akotirene), Racismo Recreativo (Adilson Moreira), Apropriação Cultural (Rodney William), Intolerância Religiosa (Sidnei Nogueira) e Encarceramento em massa (Juliana Borges).

Outros dois títulos devem ser lançados ainda no primeiro semestre deste ano: Transfeminismo, por Letícia Nascimento, e Trabalho Doméstico, por Juliana Teixeira.

LEIA MAIS SOBRE COLORISMO. CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *