A quinta edição – desta vez, online – da Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem início nesta segunda-feira (25/5). O evento ocorre todos os anos em maio, exatamente em alusão ao Dia Mundial da África (Africa Day). Com temática “África: desafios e inovações”, a abertura deste ano começa a partir de 9h30min no perfil @semanaculturalafricanaufc no Instagram.
É com imenso prazer que anunciamos a V Semana Cultural Afticana da UFC 2020. Este ano para não deixarmos de comemorar essa data,nós iremos realizar o evento on-line aonde teremos : lives aqui no Instagram e no Google meet e também atividades culturais. Contamos com a participação de todos. Desde já compartilhem e fiquem atentos às atualizações. . #africanday #semanafricanaufc #africanbeauty #diadeafrica
Welcome back to Instagram. Sign in to check out what your friends, family & interests have been capturing & sharing around the world.
A programação tem início com a palestra “Intelectuais nativos e a nova cartografia de produção do conhecimento: África contemporânea em questão”, ministrada pelo professor moçambicano Segone Ndangalila Cossa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), às 10 horas. O evento vai até a próxima quarta-feira (27/5).
Confira programação completa:
Segunda-feira (25/5)
9h30 – Abertura – Cíntia Oliveira (PROINTER/UFC) e Ulrich Gerardo (estudante PEC-G
10h – Palestra “Intelectuais nativos e a nova cartografia de produção do conhecimento: África contemporânea em questão” – professor moçambicano Segone Ndangalila Cossa
17h – Oficina de dança “Dança tradicional Sinté” – bailarino e professor Rubéns Lopes
18h – Oficina de dança “Afro House” – acadêmica Flávia Zua
Terça-feira (26/5)
10h – Palestra “Ensinar e aprender com a África lusófona na formação docente da Unilab” – professora Rebeca Alcântara Meijer (UNILAB)
16h – Difusão musical – acadêmico Milton Cassul
Quarta-feira (27/5)
10h – Palestra “A importância das africanidades no currículo de um curso de pedagogia. O exemplo da UFC” – professora Sandra Petit
16h – Oficina de trança – acadêmica Aldamira Mendes Correia
A Semana Cultural Africana é promovida pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer) da UFC em parceria com os estudantes africanos da instituição, a maioria deles participantes do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).
Jornalista. Tem experiência nas áreas de Radiojornalismo (Rádio O POVO CBN), assessoria de comunicação (Defensoria Pública do Estado do Ceará) e webjornalismo e jornalismo impresso (Portal O POVO Online). Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali em La Plata, Argentina. Passou pela redação do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo, África do Sul. É preocupada com questões raciais desde os 18 anos, quando se descobriu negra. Tem um pé na Moda.