Estão abertas as inscrições para o curso “Racismo estrutural e práticas antirracistas”, ministrado pelas advogadas Juliana Souza e Silva Souza, e cujas aulas já começam a ser disponibilizadas nesta sexta-feira (27/11). Interessados devem cadastrar-se no site www.cursobrasilantirracista.com. O investimento é de R$ 100.
De acordo com as advogadas, o curso surgiu para concretizar a ideia da conscientização no combate ao racismo e na contribuição de melhor sapiência sobre a estrutura racial do país. “Entendemos que a educação emancipatória é fundamental para formar uma sociedade mais justa e igualitária racialmente”, explica Juliana Souza. Para Silvia Souza, a ideia remete a composição da sociedade e às individualidades que nos compõem.
AS AULAS
Aula 1- Se somos todos iguais, por que falar sobre racismo? Breve resgate histórico sobre escravidão e abolição inconclusa, formação do brasil e o mito da democracia racial, a ideia de igualdade formal e material. Além de abordar temas como responsabilidade, patrimônio, reparação e privilégios.
Aula 2 – O antirracismo é uma onda ou um movimento? Contextualização do atual momento da luta antirracista e retomada da luta dos movimentos negros no Brasil e no mundo.
Aula 3- Há limite para a liberdade? A partir do momento político atual, vamos refletir qual o limite tênue entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Além adentrar no campo da empatia, alteridade, atos racistas, crimes raciais e os meios de denúncias
Aula 4 – O que são práticas antirracistas? Em 2020, os discursos antirracistas tomaram conta do Brasil e de outros países. Mas, afinal, o que são realmente práticas práticas antirracistas? Quais os meios de efetivar os discursos antirracistas?
Aula 5 – Como se engajar na luta antirracista? Como gerar engajamento na luta antirracista? O que você pode fazer na sua sua casa, com sua família, nas relações pessoais e sociais, no trabalho e em outros lugares para efetivar esse discurso?
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.