O Fundo Baobá para Equidade Racial, com apoio do Google.org, braço filantrópico do Google, lançou nesta quarta-feira (5/5) um edital para apoiar entidades negras que atuam no enfrentamento do racismo, da violência racial e incorreções que ocorrem dentro do sistema de Justiça Criminal no Brasil.
Por meio do edital “Vidas Negras: Dignidade e Justiça”, a iniciativa vai selecionar dez entidades brasileiras e apoiá-las com R﹩ 100 mil para cada e, assim, garantir a execução de projetos que viabilizem ações de enfrentamento a esses problemas.
Além do aporte financeiro, cada entidade receberá suporte técnico para o fortalecimento institucional das organizações, participarão de jornadas formativas. As lideranças das entidades selecionadas receberão, de forma virtual, capacitação e ferramentas de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, captação de recursos, entre outros temas importantes para o fortalecimento institucional.
As organizações interessadas devem apresentar propostas para um dos temas a seguir: a) Enfrentamento à violência racial sistêmica; b) Proteção comunitária e promoção da equidade racial; c) Enfrentamento ao encarceramento em massa entre adultos e jovens negros e redução da idade penal para adolescentes; d) Reparação para vítimas e sobreviventes de injustiças criminais com viés racial.
As inscrições poderão ser feitas até 6 de junho, às 23h59 (horário de Brasília), no site do Fundo Baobá para Equidade Racial: https://baoba.org.br/edital-vidas-negras-dignidade-e-justica/
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.
1 comentário
Pingback: Divulgada lista de ONGs que receberão R$ 1,2 mi para combate ao racismo - Ceará Criolo