>
4 de Dezembro, 2021
Guardia do Bantu Vigilia Sertaneja Carangueja Cibernetica

Festival celebra ancestralidade brasileira com artes e música

Em um movimento de celebração às múltiplas manifestações artísticas brasileiras, o festival Deixa a Gira Girar reúne, de 21 a 24 de abril, música, artes visuais e ocupação urbana da cidade em transmissões on-line. Com atrações musicais como Budah, Fabriccio e Obinrin, o evento é uma ode às culturas afro-brasileira, cigana e indígena.

Em yorubá, a palavra “olope” significa movimento. Por isso, a Exposição Olope apresenta vínculos identitários e raízes ancestrais brasileiras, abrindo espaço para aspectos e processos místicos e de cura ao ocupar as ruas de Vitória (ES) e ambientes virtuais com artistas visuais dos estados do Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Mais do que uma mostra de trabalhos artísticos, a Exposição é um expoente na realização de eventos on-line com intervenções urbanas. Com projeção mapeada no Centro de Vitória e lambes espalhados pela cidade, a exposição é realizada fora do eixo RJ-SP e promove o encontro de artistas e trabalhos que dialogam com questões afro-brasileiras, indígenas e com a cultura cigana.

Já a parte musical do Deixa a Gira Girar une as atrações nacionais Marina Peralta e Obinrin, que transita entre referências profundas da cultura popular – ritmos tradicionais brasileiros, como maracatu, coco, baião, jongos e caboclinhos – e o resgate dessa mesma vertente, sempre fluindo esse traço em conjunto com a contemporaneidade.

A banda traz essa marca: revisitação de ritmos sagrados e ancestrais poeticamente permeados de questões emergentes e atuais, junto aos capixabas Budah, Fabriccio, Gabriela Brown, Chorou Bebel e Eloá Eler em sete horas de música brasileira com sonoridades que vão do R&B e Pop ao Reggae.

SERVIÇO Exposição Olope
Quando: 21, 22 e 23 de abril, das 18h às 22h

Programação: com obras de Luara Monteiro (ES), Deia Guandaline (BA), Flora Fiorio (ES), Thamires Fortunato (PB), Jorge Mayko (ES), Consuelo Vea Coroca (RN), Ione Reis (ES), Xúlia Monteiro (ES), Musca (ES), Carangueja Cibernética (BA), chama.amanda (ES), Flor Carla (ES).

SERVIÇO Festival Deixa a Gira Girar
Quando: 24 de abril,
Programação: Budah, Marina Peralta, Obinrin, Fabriccio, Gabriela Brown, Chorou Bebel e Eloá Eler
Saiba mais em linktr.ee/abrecaminhos

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *