>
30 de Julho, 2021
WhatsApp Image 2020 09 22 at 14.27.41

Formação da identidade cearense será tema de live às 17h desta sexta (25)

Os palestrantes são a liderança indígena Ceiça Pitaguary, coordenadora da Fepoince; o advogado Lucas Guerra, assessor jurídico do CDPDH; e os historiadores Hilário Ferreira e Gleudson Passos, com mediação do professor Aterlane Martins, do Neabi de Quixadá

Organizada por 25 Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), pela Federação dos Povos Indígenas do Ceará (Fepoince), pelo Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) e pelo Ceará Criolo, a live “A Formação da Identidade Cearense para além da matriz genética” será realizada nesta sexta-feira (25/9), às 17 horas, no canal do Neabi Fortaleza no Youtube.

Os palestrantes são a liderança indígena Ceiça Pitaguary, coordenadora da Fepoince; o advogado Lucas Guerra, assessor jurídico do CDPDH; e os historiadores Hilário Ferreira e Gleudson Passos, com mediação do professor Aterlane Martins, do Neabi de Quixadá.

De acordo com a coordenadora do Neabi do Campus Fortaleza do IFCE, professora Anna Erika, o que motivou a organização da mesa foi o resultado de uma pesquisa lançada em julho deste ano cujo resultado foi de que a matriz genética do cearense estava relacionada ao povo nórdico.

“Segundo o coordenador da pesquisa, esses genes teriam chegado ao Ceará por intermédio do povo português. E o resultado vem de 160 análises. Efetivar uma pesquisa com um universo amostral de 160 pessoas e colocar isso como se fosse o DNA ligado à herança genética do cearense criou uma grande preocupação aos movimentos indígena e negro, pesquisadores e historiadores, que compreendem que para além desse registro genético existem aspectos que essa pesquisa não trouxe à tona”, destaca Anna Erika.

Canal do Neabi Fortaleza no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qNkRj947L3k

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *