>
23 de Outubro, 2021
harriet tubman portrait promo

Harriet Tubman vai estampar nota de 20 dólares

Mal começou e o governo de Joe Biden já se coloca numa perspectiva histórica para o povo negro. O presidente norte-americano anunciou que Harriet Tubman vai estampar a nota de 20 dólares.

Tubman foi uma abolicionista negra que conquistou a própria liberdade e ajudou a libertar dezenas de negros e negras escravizados nos Estados Unidos. Virou, por isso, heroína nacional.

Ela vai substituir a imagem de Andrew Jackson, morto em 1837 e que está na cédula de 20 dólares desde 1928. Jackson foi o sétimo presidente da história dos EUA. “É importante que nossa moeda reflita a história e a diversidade do nosso país”, explicou o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Ainda não há data para a nova nota, com Tubman, começar a rodar e chegar ao mercado. Essa proposta, inclusive, existe desde 2016, último ano da gestão de Barack Obama, quando movimentos sociais reivindicaram a retirada do rosto de Andrew Jackson da nota pelo fato de ele ter sido senhor de escravos e cumprido um importante papel na remoção violenta de indígenas em territórios sulistas.

Após boicote do ex-presidente Donald Trump à implementação da medida, o debate volta agora com a perspectiva de a nova moeda começar a rodar ainda este ano.

Leia mais sobre questões negras na gestão Biden. Clique aqui.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *