Uma das maiores instituições de ensino superior do Ceará, o IFCE lançou uma série de iniciativas em prol da diversidade étnico-racial e da permanência e êxito dos cotistas. As medidas foram anunciadas por ocasião da Mesa Institucional da Reunião Técnica de Coordenadores dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis).
Foi lançado o Portal da Heteroidentificação, sobre a etapa pela qual os candidatos dos processos seletivos têm a autodeclaração de cotista negro (pretos e pardos) confirmada. A página tem um sentido pedagógico e preventivo e o objetivo de reunir informações sobre o tema para funcionar como um tira-dúvidas dos candidatos. Estarão lá explicações sobre o que são cotas, como funcionam as comissões, os cursos de formação, as principais perguntas e respostas, além de vídeos e documentos.
Outra iniciativa é o lançamento da página Observatório de Cotas do IFCE, um extrato dos dados do IFCE em Números que reúne dados dos últimos dez anos e delineia o perfil dos estudantes e egressos cotistas do IFCE, contendo sete abas: Geral Cotistas, Ensino Cotistas, Procedência Cotistas, Perfil Cotistas, Comparativo (entre Cotistas e Não-Cotistas), além de Evadidos e Formados.
“Nosso objetivo é dar transparência aos dados da aplicação dessa política de ação afirmativa no IFCE. Nossa ideia é que os pesquisadores encontrem todas as informações, através dos filtros (ano, campus, curso) e que a página seja mais uma ferramenta para a definição de políticas públicas em prol da permanência e êxito dos cotistas”, explica Cristiane Sousa da Silva.
A plataforma nasce num momento importante, pois a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) teve sua revisão aprovada pela Câmara Federal no início de agosto e deve ser apreciada pelo Senado em breve.
PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.