14 de Abril, 2021
mulheres negras livro infantil

Livro infantil para colorir traz desenhos de mulheres negras

Lançado de forma independente, o livro de colorir “Musiqueiras” é inteiramente ilustrado por mulheres negras com instrumentos musicais. A obra é um projeto da psicóloga e percussionista Jéssica Tomaz junto com o músico e ilustrador João Vaz. A autora conta que a ideia surgiu de seu trabalho como assistente social atendendo vítimas em situações de violência, a maioria crianças.

“Surgiu da vontade de criação de materiais para que as crianças tivessem atividades para realizar durante o período da pandemia”, conta. Jéssica buscava ilustrações online mas sentia falta de ilustrações de pessoas pretas, principalmente mulheres.

livro ilustracao mulheres negras

“Ele me disse pra trazer o que eu tinha de ideia e ele desenharia”, conta a percussionista sobre o início da concretização do livro, ilustrado por seu companheiro, João. “Pensei em personagens diversas, que pautassem também a questão de gênero de forma mais lúdica e natural. A gente sutilmente discute questões de gênero e etnico-raciais”, pontua a psicóloga.

Jéssica construiu personagens inspiradas em tias e avós, e reitera que o livro retrata a história dela e de muitas outras pessoas que fizeram parte de sua trajetória. A autora explica que a família e a rede de cuidado formadas para a criação de pessoas pretas fazem parte da essência de todas as personagens. “Sempre tem pessoas da família que fazem parte da criação de crianças pretas, em especial na periferia, e que colaboram com o nosso desenvolvimento”, detalha.

Para os próximos volumes, a ideia é trazer mais personagens e novos instrumentos que fazem parte da cultura afro-brasileira. “A gente quer ampliar os espaços de discussão e os temas que a gente aborda”, conclui.

Com informações do Alma Preta

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *