Para uma conversa sobre ancestralidade, política e música, Mano Brown recebe a referência da música popular brasileira, Gilberto Gil, no novo episódio do podcast Original Spotify Mano a Mano, que foi ao ar nesta quinta-feira, dia (13). Lendas na música, o convidado e o apresentador contam sobre suas referências africanas. Escute aqui.
Um dos principais nomes quando o assunto é música popular brasileira e com mais de 60 anos de carreira, Gilberto Gil é conhecido por sua relevante contribuição na música brasileira. Cantor, compositor e parte essencial da cultura do país, Gil venceu prêmios como o Grammy Awards e o Grammy Latino e, para Brown, o convidado é um nome fundamental: “esse cara é mil grau, tem gente que fala que ele é um orixá”, ressaltou o apresentador.
Pai, avô e bisavô, Gilberto Gil influencia não só seus fãs, mas também sua família quando o assunto é música. Durante a conversa, o cantor comenta que, atualmente, dentro da cena musical negra, tem acompanhado diferentes estilos: “Tenho ouvido todos vocês, os meninos do funk, rap, os improvisadores e os repentistas novos, assim como você, Brown […] Eu também tenho prestado muita atenção nas meninas novas, que adotaram uma suavidade vocal como elemento expressivo”. Sobre as questões atuais de raça no Brasil, ele complementa: “Hoje, é positivo […] a capacidade de denúncia tem melhorado no mundo inteiro”.
Com direção criativa de Spotify Studios e Gana, e produção de Spotify Studios, MugShot e Boogie Naipe, Mano a Mano é um podcast Original Spotify. Vencedor do prêmio APCA na categoria Melhor Podcast de 2022, Mano a Mano foi o terceiro podcast mais ouvido do Brasil na Retrospectiva do Spotify 2022. Os episódios novos vão ao ar às quinta-feiras.
A nova temporada estreou dia 27 de abril e contou com a participação de Marcelo Adnet, Regina Casé, Galo de Briga e Chavoso da USP, Craque Neto, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência, Zezé Motta e Elisa Lucinda, Família Suplicy, Thaíde, Fioti e GR6 e Ronaldo Fenômeno. Ao longo das temporadas anteriores, Mano Brown recebeu mais de 60 convidados, incluindo nomes renomados como Angela Davis, Lula, Silvio Almeida, Anielle Franco, Emicida, Dilma Rousseff, Sueli Carneiro, Fernando Holiday, Glória Maria e Wagner Moura.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.