>
23 de Julho, 2021
marinho mais que um meme

Marinho, mais que um meme: o Rei da América de 2020

O jornal uruguaio El País apontou Marinho, 30 anos, jogador do Santos (SP), como o melhor atleta em atividade na temporada 2020: o Rei da América de 2020. Cerca de 400 jornalistas participaram da escolha. O atleta ficou em evidência pela campanha do clube paulista na Copa Libertadores, sagrando-se vice-campeão. O meio-campista teve grandes atuações no torneio e no Brasileirão 2020.

Marinho é o 13° jogador brasileiro que vence o Rei da América. A lista inclui: Tostão, Pelé, Zico, Sócrates, Bebeto, Raí, Cafu, Romário, Neymar, Ronaldinho, Luan e Gabigol. Quatro jogadores estrangeiros em atividade no Brasil também foram eleitos: Figueroa, Romerito, Tevez e D’Alessandro. A condecoração foi criada pelo jornal El Mundo, da Venezuela, e em 1986 passou a ser entregue pelo El País, do Uruguai.

Marinho ganhou projeção nacional em 2015 por conta do meme “sabia não”. Era tido como um jogador irreverente. Os comentaristas e os torcedores em geral consideravam um bom jogador, mas folclórico. Desde que chegou ao Santos, em 2019, o atleta foi se distanciando cada vez mais desse estereótipo e se afirmando pelo bom futebol.

Brincalhão, costumava apelidar os gols que fazia com a camisa santista como o “minimíssil aleatório”, mas isso foi ficando cada vez mais pra trás. Foram 27 partidas e 17 gols no Brasileirão 2020 e dez partidas e quatro gols na Copa Libertadores do mesmo ano.

Marinho sofreu injúria racial no ano passado. De lá para cá, virou voz ativa contra o racismo. “Sei que tem muita gente sofrendo no oculto e não pode falar. É um crime”, afirmou em vídeo nas redes sociais. Na seminal da Libertadores, o atleta usou uma chuteira laranja com a inscrição “Black Lives Matter” e a imagem do punho fechado na parte anterior do calçado.

Com o reconhecimento ao atleta, ganham o futebol brasileiro e a luta antirracista.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE. CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

1 thought on “Marinho, mais que um meme: o Rei da América de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *