18 de Setembro, 2020
Conhecer podcats negros é uma boa pedida para essa quarentena. Foto: Site Pexels.

Conhecer podcats negros é uma boa pedida para essa quarentena. Foto: Site Pexels.

20+ podcasts negros para você ouvir nessa quarentena

Em tempos de quarentena e isolamento social, o Ceará Criolo selecionou uma lista de podcasts que vão qualificar sua quarentena com uma dose extra de melanina. Aqui, conheça 20+ podcasts negros para sintonizar.

Em tempos de quarentena e recolhimento pessoal, o Ceará Criolo traz pra você uma lista de podcasts que vão qualificar seu tempo de isolamento social com uma dose extra de melanina.

Os programas tratam de questões raciais e temáticas variadas. E muitos são feitos por pessoas negras de várias cidades do Brasil, para a comunidade negra em geral. Parte das informações que o CC compilou e lista abaixo foram disponibilizadas pelo projeto Lista Preta no Instagram e Twitter.

Nos podcasts a seguir, você encontra em diversas plataformas de streaming (gratuitas e pagas), como Anchor, Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Deezer, Google Podcasts, ITunes, Overcast, Pocket Casts, PodBean, Radio Public, SoundCloud, Spotify, Spreaker e Stitcher.

FEITOS POR PESSOAS NEGRAS E SOBRE QUESTÕES RACIAIS

• Afetos
Busca discutir questões voltadas aos afetos, aos sentimentos, à sensibilidade, às reflexões e à subjetividade da experiência do que é ser negro(a). “Nós falaremos sobre tudo o que nos afeta, aproximando pessoas por meio do que nos sensibiliza”, é o que diz na descrição. É organizado pelas comunicadoras negras Gabi Oliveira (youtuber conhecida como Gabi de Pretas) e Karina Vieira. 
Disponível no Deezer, SoundCloud e Spotify.

• AfroPai
Trata exclusivamente de assuntos relacionados à paternidade negra. Carreiras, cotidiano, festas de aniversários, nascimento dos(as) filhos(as), relações afetivas, sexo e mais. É apresentado e organizado por Helio Gomes e Leandro Ferreira. Vai ao ar uma vez por semana, às segundas-feiras, às 10 horas.
Disponível no Castbox e Spotify.

• AfroPausa
Fala sobre vivências e urgências da comunidade negra e tem o intuito de incentivar um mercado de comunicação mais plural. Black Money, consciência negra, cinema negro, solidão da mulher negra, saúde mental e tipos de racismo estampam os episódios.
Disponível no Spotify.

• Depois das 19
Projeto que começou em 2018 e visa discutir as notícias em alta no momento de forma enegrecida. Assuntos importantes, como ativismo negro, arte-educação, centenário de Nelson Mandela, cinema negro, criminalização do funk, feminismo negro e branco, entre outros. É feito por João Luiz Santos, Luiz Phelipe Santos, Nailah Neves, Tatiane Nefertari e Verônica Santos. Vai ao ar semanalmente.
Disponível no PodBean e Spotify.

• História Preta
Com estilo documental, os episódios buscam reavivar a memória histórica da população negra a nível nacional e mundial. Trata de temáticas, como a história do futebol, blocos carnavalescos, funk carioca, 20 de novembro (Dia da Consciência Negra no Brasil), muçulmanos negros no Brasil e influência africana no português no país. O podcast é organizado por Thiago André.
Disponível no Deezer e Spotify.

• Kilombas Podcast
Podcast cearense surgido no fim de 2019 para o debate das temáticas étnico-raciais e é produto do trabalho de conclusão do curso Dandara dos Palmares – Gênero, Raça e Etnia na Comunicação. Os episódios levantam temas como representatividade negra na mídia, autocuidado negro, religião e ancestralidade. O Kilombas é organizado pelas mulheres negras cearenses da área da comunicação Alice Araújo, Letícia Feitosa e Silvelena Gomes.
Disponível no Deezer, SoundCloud e Spotify.

• Lado Black
Mostra a visão do jovem negro e suas vivências na sociedade. Os organizadores se reconhecem como um “pontinho preto na podosfera brasileira”. O Lado Black já trouxe assuntos como apropriação cultural, afetividade, cinema, consciência negra, democracia, música negra, negro no contexto da ditadura, personalidades negras, saúde mental e séries.
Disponível no Apple Podcasts e Spotify.

• Lista Preta Podcast
Traz referências de artistas negros na cultura pop e a perspectiva da pessoa negra no que se refere às questões raciais. Focando sempre no protagonismo preto, os episódios indicam artistas, filmes, livros e conteúdos relevantes para a população negra. É organizado por Alexandre Santana, Atailon Matos, Clara Marinho, Eva Franthesca e Matheus Rocha. Está com produção temporariamente parada devido à pandemia do coronavírus.
Disponível no Spotify.

• Papo Preto
Discute questões sobre autoestima, bem-estar e o cotidiano da população negra. O Papo Preto é organizado pela agência de jornalismo independente focada na temática racial, o Alma Preta Jornalismo.
Disponível no Spotify.

• Pele Preta
Reflete e dialoga sobre relações e experiências da população negra em Salvador (BA). Os organizadores classificam o projeto como multimídia. É idealizado pela produtora cultural e palestrante motivacional Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana.
Disponível no Castbox, Deezer, Google Podcasts, Spotify e Spreaker.

• Negro da Semana
A cada semana, objetiva contar histórias sobre personalidades essenciais para a história da cultura e luta negra, tais como Alice Walker, Angela Davis, Elza Soares, James Baldwin, Mano Brown, Martin Luther King, Nelson Mandela, Toni Morrison, entre outras pretas e outros pretos. Quem apresenta e organiza é o Alê Garcia.
Disponível no Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Google Podcasts, Pocket Casts, Spotify e Stitcher.

FEITOS POR PESSOAS NEGRAS E SOBRE TEMAS DIVERSOS

• Angu de Grilo
Com um tom de conversa leve, informal, bem humorado e íntimo, o Angu de Grilo discute temáticas variadas. Carnaval, cinema, consumo, coronavírus, cultura, economia, epidemias, literatura, novelas, organização, racismo, reforma da previdência, trabalho, voyeurismo e vários outros assuntos são colocados em pauta. O podcast é apresentado e organizado pelas jornalistas negras Isabela Reis e Flávia Oliveira.
Disponível no Spotify.

• Black Money Cast
Discute assuntos sobre o movimento da comunidade negra criado para conscientizar e fazer circular o dinheiro de pessoas negras entre elas mesmas. Pauta temas como afroempreendedorismo, dinheiro, diversidade, circulação de capital, empresas, finanças, negócios, produtividade, renda e tecnologia. É produzido e organizado pela entidade Movimento Black Money.
Disponível no Spotify.

• Deusa da História
É voltado para o universo acadêmico, as angústias e felicidades na experiência de ser universitário, além de organização, planejamento, produtividade, métodos e estudos. O projeto é idealizado por uma mulher negra e estudante de História, Rebeca Rosa. Vai ao ar nas plataformas toda segunda-feira, às 18h30min.
Disponível no Apple Podcasts, Anchor, Breaker, Google Podscasts, Overcast, Pocket Casts, Radio Public e Spotify.

• Entre Sumários Cast
Para quem ama literatura e outras formas de entretenimento, esse é o podcast ideal. Frustrações, polêmicas, vitórias literárias, tipos de romances, indicações de livros, filmes e séries são temas escolhidos no decorrer dos episódios. O projeto é organizado por Rayane Silva e Vanessa Besse. Vai ao ar toda sexta-feira.
Disponível no Anchor, Breaker, Google Podcasts, Pocket Casts, Radio Public e Spotify.

• Fora da Curva
Tem episódios focados em conversas e reflexões sobre criatividade, cultura, diversidade, empreendedorismo, indústria criativa, inovação, entre outros, no intuito de inspirar quem acompanha. É feito pela criadora de conteúdo, empreendedora e escritora Monique Evelle.
Disponível no Spotify.

• HYcast
De forma descontraída, traz assuntos sobre pop e outras culturas. Quem faz acontecer é o estudante de Cinema e Audiovisual Hector Sousa e a estudante de Jornalismo Yara Lima, ambos da Universidade Federal do Sergipe (UFS). 
Disponível no Anchor e Spotify.

• Lado Negro da Força
Podcast com o ponto de vista de negras e negros sobre assuntos diversos, tais como afrofuturismo, animes, cinema, esportes, economia, podcasts em geral, rap, séries, paternidade, quadrinhos e afins. A equipe é formada por Augusto Oliveira, Bernardo Nascimento, Danilo Oliveira, Fábio Kabral, Kelly Cristina, Lucas Ed, Michel Messer, Ricardo Laranja, Rodrigo Caetano e Rodrigo Cândido.
Disponível no PodBean e Spotify.

• Podcast, Mano
O principal foco deste podcast, que começou em 2018, é o hip hop. Discutir, informar e disseminar conteúdos relacionados ao estilo. Mas vai além. Fala também de cultura pop, cinema e quadrinhos. Podcast, Mano é organizado por Henrique Ramos, Lucas Wildemberg, Matheus Barros, Paulo Silva, Samuel Lima e Thiago Leve.
Disponível no Spotify.

• Podcitario
Marketing digital, mídias sociais, publicidade, técnicas e tecnologia são um dos principais assuntos desse podcast. O projeto é organizado pelo empreendedor, publicitário e produtor de conteúdo negro Caio Costa. 
Disponível no Spotify.

• Pretas na Rede
Duas mulheres negras mostram seus pontos de vista, conversando com descontração e leveza sobre auto-ódio, black style, carnaval, colorismo, cotidiano, crises, empreendedorismo, funk, gordofobia, hobbies, infância, maturidade, menstruação, relacionamentos, restrições alimentares, sororidade, viagens, vida, universo e muito mais. O podcast é feito pelas pretas Camila Ferraz e Gabriela Santos. Os episódios são quinzenais.
Disponível no Anchor e Spotify.

• QuebraDev
Com discurso bem informal, gera discussões sobre assuntos sociais, históricos, políticos, diversidade, vivências das pessoas negras, masculinidade negra e tecnologia. Tem como foco negros das periferias, buscando democratizar o acesso à informação para essa população. A origem do QuebraDev é periférica. O projeto é organizado por Debora Rocha, Gustavo Castilião, Kaio Teixeira, Lucas Silva, Marcos Florencio, Miguel Soares, Reginaldo Junior, Thassia Lima e Willian Viana.
Disponível no Spotify.

Bônus! E para quem deseja praticar a escuta do Inglês, o Ceará Criolo indica também o:

Melanin Matters (Questões de Melanina)
Podcast em inglês voltado para questões raciais no universo da cultura pop, idiomas, relacionamentos afetivos, saúde mental, sexo e temas correlatos. É feito por mulheres negras norte-americanas, a comissária de voo Kia e a cantora e compositora Indira Imani. O Melanin Matters (Questões de Melanina) é semanal, toda segunda-feira.
Disponível no Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support