Abertas as inscrições para curso “Condenados da Terra: Frantz Fanon”

Estão abertas as inscrições para o curso “Condenados da Terra: Frantz Fanon”, ministrado pelo poeta e pesquisador Carlos Melo e pelo jornalista e mestre em Sociologia Rômulo Silva. A capacitação custa R$ 80 para pessoas racializadas ou cujo acesso é programado a partir da cor da pele e R$ 120 para pessoas não racializadas ou cuja cor da pele não fecha portas.

As aulas acontecerão via plataforma Google Meet entre os 26 de janeiro e 9 de março, sempre às terças-feiras, das 10 horas às 12 horas e das 18 horas às 20 horas. Todos os seis encontros serão gravados.

“O curso busca olhar o contemporâneo a partir da experiência negra, onde discutiremos alguns conceitos centrais em sua obra: violência colonial e emancipadora, a condição colonial, a questão da raça/racismo e a de(s)colonização no Mundo-Branco”, detalha o formulário de inscrição.

Para acessar, clique aqui.

“O que a obra “Os Condenados da Terra” mostra? A multiplicação de existências fabricadas como vidas-supérfluas, tanto no Norte e, sobretudo, no Sul, assim como a reatualização da humilhação e da violência psíquica de todos aqueles/as que o mundo moderno designa como “sem”: sem-pátria, sem-território, sem-teto, sem-trabalho, sem-documentos, sem-direito a um espaço de palavra e de escuta”, acrescenta o formulário.

QUEM É QUEM

Carlos Melo nasceu em Fortaleza. É estudante do curso de licenciatura em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde desenvolve pesquisas sobre Filosofia Ubuntu e Dessublimação da Arte.

Rômulo Silva nasceu no Pantanal, periferia de Fortaleza. É integrante do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio/Uece), onde também coordena a linha de pesquisa “Estudos afro-atlânticos”. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE), assina a coluna Rastros no Ceará Criolo.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *