Brasil ganha canal de televisão produzido só por pessoas negras; conheça a TV Trace Brazuca

TV Trace Brazuca é a primeira emissora da história do país com a proposta de programação integral feita por pessoas negras. Sinal está no ar desde o último dia 25. Sintonize em: 624 (Claro/NET) e 630 (Vivo)

O Brasil tem pela primeira vez na história um canal de televisão com 24 horas de conteúdo produzido por pessoas negras. Trata-se da TV Trace Brazuca.

A sintonia (624, na Claro/NET e 630, na Vivo) iniciou operações no último sábado (25/7), em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e do Dia de Tereza de Benguela, uma importante líder quilombola do século 18.

A escolha da data não foi aleatória. Ao contrário. Coincidiu para enaltecer o momento atual de debate sobre direitos civis e visibilidade da população negra em todo o planeta, com protestos iniciados após o assassinato do ex-segurança norte-americano George Floyd.

Com isso, a Trace Brazuca já dá o recado de que pretende amplificar ainda mais as vozes negras. E tudo numa perspectiva similar à linha editorial do Ceará Criolo: a da agenda positiva.

“Não queremos falar de dor, mas de conquistas e vitórias para mostrar que o negro é múltiplo, que existimos em muitas esferas e não queremos só falar de racismo. Pretendemos contar a história de um perspectiva positiva na qual a mulher e o homem negros possam se ver em potência e excelência, visto que houve um apagamento histórico por anos e anos. Chegou a hora de contarmos nossas histórias em primeira pessoa.”, antecipa a chefe da programação, Kenia Sade.

Conforme ela, a proposta do canal é levar muita música, documentários e shows brasileiros de diferentes regiões brasileiras ao telespectador. Mas também serão veiculados produtos da Angola, França, Portugal e Moçambique.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support