Conheça 17 desenhos e animações infantis com protagonistas negros

Representatividade importa e a gente traz uma lista importante de produções com negros em destaque

Na luta pelo fortalecimento da identidade racial da população negra, representatividade e diversidade são conceitos fundamentais. Precisamos ver, cada vez mais, negros e negras em papéis de destaque, seja no cinema, na TV, em livros e em qualquer que seja a mídia. Pensando em contribuir com essa luta, listamos 17 animações infantis com protagonistas negros.

Quais você já conhecia? Quais ficaram de fora? Esperamos que essa lista siga crescendo e sendo atualizada, um sinal de que estamos no caminho certo da representatividade da maior parcela da população desse país.

Kiriku e a Feiticeira
Kiriku conta a história de um recém-nascido superdotado que sabe falar e andar. Ele é o salvador de sua aldeia, ameaçada pela feiticeira Karabá. Você encontra os filmes da saga disponíveis para download na web ou até mesmo no YouTube.

A Princesa e o Sapo
Tiana sonha em abrir o próprio restaurante. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, transformado em sapo pelo Dr. Facilier. O príncipe tem esperanças de voltar a ser humano se Tiana beijá-lo. Disponível na Netflix.

Zarafa
Um senhor conta às crianças a história da bela amizade entre o menino Maki, de apenas dez anos, e a girafa órfã Zarafa. Após fugir de um traficante de escravos, Maki fica amigo de Zarafa. Na longa jornada do Sudão até Paris, os dois vivem grandes aventuras.

Doutora Brinquedos
A série conta a história de uma menina de seis anos que decide se tornar médica. Ela conserta bonecas e brinquedos com seu estetoscópio, que dá vida aos objetos. No Brasil, é transmitida pelo canal a cabo Disney Junior.

O Mundo de Greg
Greg e seus dois melhores amigos estão sempre se aventurando no selvagem e indômito riacho, uma utopia infantil na qual tribos de crianças dominam três fortes e rampas de bike, formando uma grande sociedade infantil. O desenho é exibido pelo Cartoon Network.

S.O.S. Fada Manu
Manu é uma aprendiz de fada madrinha que pretende resolver os problemas de todos os habitantes do reino com seu guarda-chuva, que é, na verdade, uma varinha mágica. Junto com amigos, ela ajuda personagens inusitadas de contos de fadas. Exibido pelo Canal Gloob.

Òrun Àiyé: A criação do mundo
O filme narra a história do avô Bira, um babalorixá que conta para sua neta, a pequena Luna, a história mística da criação do mundo segundo o candomblé e suas vertentes.

Motown Magic
Motown Magic é uma série de televisão infantil animada produzida para a Netflix. A série segue Ben, uma criança de oito anos e olhos arregalados com um coração grande e uma imaginação incrível que usa um pincel mágico para dar vida à arte de rua na Motown.

Milly, Molly
“Milly, Molly” é uma animação produzida pelo Disney Channel. A série retrata as aventuras de duas super melhores amigas de oito anos: Milly Anderson e Molly Kannetté.

Cada Um Na Sua Casa
A Terra é invadida por uma raça alienígena em busca de um novo lar. Porém, uma esperta garota chamada Tip consegue fugir e acaba virando cúmplice de um alienígena exilado chamado Oh. Os dois fugitivos embarcam em uma grande aventura.

Bia Desenha
Bia e Raul são primos. Os dois moram em casas ao redor do mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife. A série fala sobre comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, se propondo a investigar alguns temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam. Disponível no YouTube e na TV Brasil.

Guilhermina e Candelário
A série mostra o cotidiano cheio de descobertas e grandes aventuras de dois irmãos que levam uma vida simples, mas feliz, numa praia colombiana. A cada dia eles fazem novas descobertas e vivenciam grandes aventuras. Exibido pela TV Brasil.

As Aventuras de Tip e Oh
O que acontece quando um alien desajustado chamado Oh conquista a Terra? Vira amigo de uma garota adolescente chamada Tip e eles decidem se unir para salvar o dia. Exibido pela Netflix.

Super Choque
Virgil Hawkins é um jovem inteligente e bem-humorado que vive na cidade de Dakota com o pai e a irmã. Após ser acidentalmente exposto a um gás desconhecido ele ganha superpoderes eletrostáticos.

Homem-aranha no Aranhaverso
Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales se torna o Homem-Aranha. Entretanto, ele é surpreendido ao encontrar Peter Parker e descobrir que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.

Nella, uma Princesa Corajosa
Nella não é uma princesa comum. Ela é uma princesa-amazona. Trabalhando com o leal cavaleiro Sir Garrett e a glamurosa unicórnio Trinket, Nella rompe barreiras. Exibida no canal Nick Jr.

Bino e Fino
Bino e Fino é sobre dois irmãos que vivem em uma cidade moderna na África. Em cada episódio, Bino e Fino, com a ajuda de sua amiga Zeena e sua família, descobrem e aprendem coisas sobre a África e o mundo. Disponível no YouTube.

Com informações do site Mundo Negro.

Deixe um comentário

3 thoughts on “Conheça 17 desenhos e animações infantis com protagonistas negros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *