23 de Setembro, 2020

Corra! chega ao Netflix e levanta a pauta racial

Disposto a debater a problemática do racismo com uma abordagem não convencional de filmes sobre questões étnicas, o filme “Corra!” (2017) chegou ao catálogo do serviço de streaming Netflix no dia 15 de dezembro e tem gerado comentários e reações nas redes sociais, principalmente no Twitter. Que tipos de movimentos uma obra cinematográfica a nível de estampar o racismo em cima de uma tela com tintas de terror e traços de suspense pode gerar nas pessoas negras e brancas? Eis a reflexão.

Confira:

Tudo começa quando um jovem negro parece estar perdido em uma rua deserta de um subúrbio e já era tarde da noite. O que não se espera é surgir um carro branco o seguindo. No que o desenrolar desse caminhar deve resultar? Em paralelo a isso, a narrativa principal do longa traz o relacionamento interracial do fotógrafo negro Chris Washington (Daniel Kaluuya) com uma mulher branca Rose Armitage (Allison Williams). Ele é o primeiro namorado negro dela e, após conversas, concorda em conhecer os pais e irmão de Rose, aparentemente tidos como pessoas comuns e nada racistas.

Ao chegarem na casa dos pais da namorada, Chris não tem o mínimo conhecimento do que pode acontecer com ele durante as reuniões com a família branca. Com os acontecimentos e as inquietações das atitudes dos personagens da história, há um misto de terror psicológico com elementos de suspense à medida que o curso do filme vai seguindo. Fica quem não desconfia de nada anormal, corre quem teme o que pode ocorrer a sua própria pele. “Corra!” prende a atenção de quem assiste do início ao fim. É reflexivo e, ao mesmo tempo, assustador.

A estreia de “Corra!” aconteceu nos Estados Unidos no dia 24 de janeiro de 2017, no Festival Sundance de Cinema. No Brasil, foi lançado no dia 18 de maio de 2017 (mas não foi exibido em tv aberta e só agora chegou a um serviço de streaming). À época, o longa foi indicado ao Oscar. Foi indicado nas categorias: melhor ator, melhor filme, melhor diretor e roteiro original. Venceu nesta última.

FICHA TÉCNICA

Corra!
Ano: 2017
País de origem: Estados Unidos da América (EUA)
Gênero: Terror e suspense
Classificação: 14 anos
Duração: 103 min
Direção: Jordan Peele
Roteiro: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Stephen Root, Lakeith Stanfield e Catherine Keener
Produção: Sean McKittrick, Jason Blum, Edward H. Hamm Jr. e Jordan Peele
Distribuição: Universal Pictures

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support