18 de Setembro, 2020

Curso on-line enaltece arte africana e nossas raízes; faça gratuitamente

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) disponibiliza on-line o curso de Arte Africana, com atividades mediadas pela professora Juliana Bevilacqua. A capacitação foi criada pelo CCVM em 2018, visando contribuir para o ensino da cultura e da história da África. Desde então, contou com cinco edições voltadas para professores da rede pública, mas abertas para o público geral.

Pode ser, portanto, uma excelente atividade para este período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que tem afetado diretamente a nossa rotina. É recomendado ficar em casa, ter atenção à higienização das mãos, evitar contato físico e sair apenas para atividades essenciais, como ir à farmácia ou ao supermercado. Mas também, para manter-se bem nesse contexto, é fundamental voltar a atenção para atividades que cultivem o bem-estar e a saúde mental.

O curso surge como um convite para que se possa conhecer as raízes que nos trouxeram até aqui. Algo que dialoga bem com um conhecido provérbio africano: “quando não souber para onde ir, olhe para trás e veja de onde veio.”

As aulas apresentam a arte africana conceitualmente, expondo a dinâmica das produções herdadas da África, focando nas máscaras enquanto potência artística e cultural, assim como instrumento de equilíbrio para vida em comunidade.

Você é convidado a conhecer melhor as culturas africanas e as suas influências na arte afro-brasileira. O curso e o material didático estão disponíveis nos links abaixo.

Catálogo e material didático: https://ccv-ma.org.br/publicacoes/
As aulas: https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support