Curso sobre história, resistência e sociabilidade dos negros no Ceará recebe inscrições

Com o objetivo de proporcionar conhecimento da história, formas de cultura e resistência dos negros e negras no Ceará, o curso “Negros no Ceará – história, resistência e sociabilidade” está com inscrições abertas.

A capacitação será on-line, nos dias 12 e 13 de novembro, com as inscrições custando R$ 50. “A proposta é mostrar as formas de resistência, solidariedade e sociabilidade dos africanos e dos negros cearenses na história do Ceará da segunda metade do século XIX até a abolição da escravidão no estado. Estes serão tratados como sujeitos do seu processo histórico e grandes responsáveis pelo estancamento da venda de cativos na capital da província do Ceará, no comércio do tráfico interprovincial que culminou no evento de 25 de abril de 1884”, destaca o professor Hilário Ferreira, organizador da formação.

Hilário Ferreira é mestre em História Social e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de pesquisador da história e cultura negra do Ceará e Conselheiro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro Ceará). Ele assina a coluna “Negra Voz”, publicada quinzenalmente no Ceará Criolo.

Mais informações: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwTv5vCs_HNRLXq-NFKEDBu_VG85YWt0TmB9q1_SbfWj9l7w/viewform

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *