Documentário brasileiro sobre racismo é selecionado para festival na Holanda

O documentário brasileiro “Dentro da Minha Pele” (In my skin, no título internacional) é um dos 18 selecionados da seção Frontlight do Festival de Documentários de Amsterdã. O evento acontece entre 16 de novembro e 6 de dezembro, na Holanda, e é o maior festival do gênero no mundo e um dos mais tradicionais do mercado cinematográfico.

“Dentro da Minha Pele” é dirigido por Toni Venturi e tem codireção e pesquisa de Val Gomes. Conta com a participação de artistas como Chico César e Luedji Luna e de intelectuais.

Chico César em cena

A obra narra as histórias de nove pessoas com diferentes tons de pele preta que apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo e compartilham situações de racismo, do mais velados ao explícito, luta e superação.

O médico Estefânio Neto, a modelo-performer Rosa Rosa, os estudantes universitários Wellison Freire e Jennifer Andrade, a funcionária pública e ativista trans Neon Cunha, a trabalhadora doméstica Neide de Sousa, a corretora de imóveis branca Marcia Gazza (que perdeu um filho negro assassinado pela Polícia Militar) e o casal Daniela dos Santos e Cleber dos Santos (que esperam um bebê): são os personagens do documentário.

Sem roubar o protagonismo das histórias pessoais, seis pensadores negros fazem reflexões sobre o racismo no Brasil: Cida Bento (psicóloga), Cidinha da Silva (escritora), Joice Berth (arquiteta), José Fernando de Azevedo (dramaturgo e pesquisador), Salloma Salomão (historiador e músico) e Sueli Carneiro (filósofa).

Inserções pontuais de três cientistas sociais brancos antirracistas completam as entrevistas: Jessé Souza (sociólogo), Lia Vainer Schucman (psicóloga) e Adilson Paes (Tenente-coronel da Polícia Militar).

FICHA TÉCNICA
“Dentro da Minha Pele”
Intelectuais: Cida Bento (psicóloga), Cidinha da Silva (escritora), Joice Berth (arquiteta), Jessé Souza (sociólogo), José Fernando de Azevedo (diretor teatral), Lia Schucman (psicóloga), Salloma Salomão (historiador e músico), Sueli Carneiro (filósofa)

Artistas: Dona Anicide Toledo e Batuque Guaia de Capivari, Bia Ferreira e Doralyce, Chico César, Luedji Luna, Thaíde, Valéria Barcellos

Slamers Barth Vieira, Bione
Direção: Toni Venturi
Codiretora e Pesquisa: Val Gomes
Roteiro: Toni Venturi, Val Gomes, Marcus Aurelius Pimenta
Produção Executiva: Tiago Berti
Fotografia: Daniel Fagundes
Segunda Câmera: Aline Juliet
Montagem: Marcola Marinho, Paulo Alberto
Direção de Produção: Camila Abade
Assistente de Produção: Juliana Balhego
Assistência de Direção: Monique Rocco
Som Direto: Evelyn Santos
Música Alysson Bruno
Produção Musical: Felipe Julian
Edição de Som e Mixagem: Pedro Noizyman
Arte e Grafismo: Bruno Bayeux
Administração: Audrey Markutis
Produção: OLHAR IMAGINÁRIO
Gênero: Documentário social
Ano: 2020
Duração: 86 minutos
Distribuição: O2 PLAY
País: Brasil

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *