19 de Setembro, 2020
Filme do Zimbábue, premiado afora, entra no Netflix pela primeira vez. Foto: Divulgação.

Filme do Zimbábue, premiado afora, entra no Netflix pela primeira vez. Foto: Divulgação.

Filmado no Zimbábue, Cook Off entra pela primeira vez no catálogo da Netflix

Cook Off. Eis uma obra da indústria de filme do Zimbábue. A produção entrou no catálogo da Netflix nessa segunda-feira (1º/6). Pela primeira vez, o país se faz presente no serviço de streaming, assim como obras cinematográficas de outras partes do continente africano.

O filme é uma comédia romântica que retrata o cotidiano de Anesu (Tendaiishe Chitima) com o filho Tapiwa (Eugene Zimbudzi), fã da comida que ela faz todos os dias para ele. Orgulhoso da mãe e sonhando com a premiação, Tapiwa decide inscrevê-la em um reality show de cozinheiros, o Battle of the Chefs.

Cenas mostram ainda o cotidiano e os costumes familiares no Zimbábue, pincelando diálogos com uma das línguas mães da região. Apesar de ser um filme de narrativa leve, Cook Off foi filmado em dias caóticos na política local com a deposição de Robert Mugabe (1924-2019), que comandou o país por quase quatro décadas.  

Anesu conhece Prince (Tendai Nguni ou Tehn Diamond) na competição de culinária, que se apaixona por ela. Apesar de ser uma comédia romântica, o filme não é centrado no romance dos dois. Nem mesmo traz cenas de forte envolvimento amoroso. O foco é mostrar a persistência dela na competição e os percalços durante esse percurso. 

Foto: Mufambanidzo Film Company.

O longa é uma oportunidade de mostrar o Zimbábue com seus costumes locais, culinária, valores e belezas. O produtor Joe Njagu disse em entrevista à rádio norte-americana WKZO que o filme procura projetar uma imagem diferente do país. “Queria que o mundo soubesse que há mais no Zimbábue do que aquilo que ouvem. Também nos apaixonamos. Também gostamos de boa comida. Também temos histórias muito boas”.

Cook Off teve baixo orçamento. Foram gastos apenas US$ 8.000. O filme tem fotografia razoável, com cenas pontuais mostrando a região de Harare, capital zimbabuense. A trilha sonora traz músicas feitas por artistas locais.

A produção conquistou as categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz para a protagonista no prêmios Mérito Nacional das Artes (National Arts Merit Awards) do Zimbábue em 2019. Além disso, ganhou premiações em Durban, Holanda e Estados Unidos, e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã.   

Confira o trailer da produção:

FICHA TÉCNICA

Cook Off
Ano:
2017
País de origem: Zimbábue
Formato: Filme
Gênero: Comédia romântica
Classificação: 10 anos
Duração: 160 min
Direção: Tomas Lutuli Brickhill
Roteiro: Tomas Lutuli Brickhill
Elenco: Tendaiishe Chitima, Tendai Nguni ou Tehn Diamond, Jesesi Mungoshi, Eugene Zimbudzi, Eddie Sandifolo e Memory Buzuzu
Produção: Joe Njagu e Tomas Lutuli Brickhill
Distribuição: Netflix

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support