Inscrições para oficina on-line e gratuita de dança iorubá encerram dia 20/1

Encerra nesta quarta-feira (20/1) o período de inscrições para a oficina “Dança Intuitiva – Vivência Èmí Wá”. A atividade será ministrada na modalidade virtual pela professora e pesquisadora de dança baiana, Inaê Moreira. Ela é tutora do Laboratório de Dança 2020-2021.

A oficina é gratuita, com transmissão feita pela plataforma Zoom no dia 21, a partir das 15 horas. Serão 90 minutos de atividades e a turma será composta por 40 pessoas. Para se inscrever, clique aqui. Haverá emissão de certificado pelo Porto Iracema das Artes.

O questionamento que orienta a oficina é: “como minha ancestralidade me dança?”.

O espaço virtual formativo “Èmí Wá” tem como objetivo transitar por lugares que ancoram a espiritualidade iorubá, nos mangues, rios, mares, florestas e ventanias, expandindo as potências criativas, conforme descreve a artista. Além do convite para a prática, a oficina irá instigar uma busca de “memórias” e “corpografias” ancestrais. Nesta reflexão, propõe também visitar “ritmos, sensações, magias negras”, saudando e evocando as lyábas, termo que se refere aos orixás femininos.

O significado da palavra iorubá “èmí” é “sopro de vida”, ou “espírito”, traduzida para a língua portuguesa como “respiração”, ou ainda “a produção da energia que nos mantém vivos”, de acordo com o dramaturgo e doutor em teatro Lau Santos.

SOBRE INAÊ
Inaê Moreira é formada e licenciada em Dança. É também profissional de Circo pela Escuela de Artes Urbanas de Rosário/Argentina. Atualmente vem encontrando caminhos a partir dos saberes Yorubás, criando performances e ativando espaços coletivos de pesquisa através do que tem chamado de Dança Intuitiva, onde busca estabelecer uma relação entre movimento e ancestralidade. Vive hoje na Bahia, onde trabalha como diretora e performer. Já colaborou com artistas em São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Cidade do México e Chicago. 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *