Negra e trans, Erica Malunguinho reivindica retirada de estátuas escravocratas das ruas de SP

Primeira e única deputada negra e trans do mundo, Erica Malunguinho protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto que visa a retirada de bustos, estátuas e monumentos erguidos em homenagem a figuras históricas ligadas à escravização do povo preto.

Com isso, a parlamentar pretende eliminar de espaços de uso coletivo qualquer homenagem prestada pelo poder público a esses personagens. Conforme a proposta, o material deve ser recolhido e ficar restrito a museus.

A apresentação do projeto acontece após a onda mundial de protestos em favor da vida da população negra. Em muitos locais, essas manifestações foram marcadas pela derrubada de estátuas de escravocratas.

Malunguinho detalha a iniciativa como medida para “estabelecer uma política pública de combate ao racismo no que diz respeito ao reconhecimento do direito à verdade e à memória da população negra.” O projeto determina ainda a substituição dos nomes dos prédios públicos de São Paulo que atualmente homenageiem escravocratas. A mudança deve acontecer dentro de um ano.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support