A Amazon disponibilizou o e-book de forma gratuita até a próxima segunda-feira (8/6). Foto: Divulgação.

A Amazon disponibilizou o e-book de forma gratuita até a próxima segunda-feira (8/6). Foto: Divulgação.

“Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça”

O ebook “Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça” está disponível de graça na Amazon Br até esta segunda-feira (8).

“Quando eu tinha quatro anos, perguntei para a minha mãe quando eu ficaria branca, porque todas as pessoas boas da TV eram, mas todos os vilões eram negros e pardos. Eu me considerava uma boa pessoa, então pensei que ficaria branca eventualmente. Minha mãe ainda se lembra do olhar desanimado em meu rosto quando ela me deu a má notícia.” 

O trecho acima pertence ao livro Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça (2019), da jornalista e escritora britânica Reni Eddo-Lodge, 30. Para quem deseja entender um pouco mais sobre raça e branquitude, além de outros aspectos presentes dentro do universo enorme das questões raciais, a obra é uma excelente escolha.

Nessa sexta-feira (5/6), a Amazon disponibilizou o e-book de forma gratuita até a próxima segunda-feira (8/6). Confira aqui

De título intrigante e que, possivelmente, deixaria muitos desconfortáveis, o livro foi escrito entre 2014 e 2017, em meio a muita pesquisa e reflexões da jornalista após postagem de um texto de mesmo nome e as repercussões em seu blog.

Dividida em sete capítulos, a obra foi lançada em 15 de novembro de 2019 no Brasil e conta com apresentação da youtuber brasileira Gabi Oliveira (a Gabi de Pretas, do canal De Pretas).

O livro é uma mensagem antirracista excelente que traz estatísticas, análises de pesquisas, contextualização histórica e socioeconômica, além de uma profunda pesquisa bibliográfica sobre questões raciais. E claro: a problematização de uma jornalista negra cheia de potência e vontade de impactar a mente de quem a lê. 

Os capítulos são estampados com as ideias: Histórias, O sistema, O que é privilégio branco, Medo de um planeta negro, A questão do feminismo, Raça e Classe, Não há justiça, há apenas nós. Em cada página, problematizações necessárias para a luta antirracista. E que não deveriam partir somente de pessoas negras, mas da sociedade como um todo.

Resumo do livro

Em 2014, a premiada jornalista Reni Eddo-Lodge escreveu sobre frustrações a respeito da forma como as discussões de raça e racismo no Reino Unido estavam sendo lideradas por aqueles que não eram afetados por isso. Ela postou um texto em seu blog com o título: Por que eu não converso mais sobre raça com pessoas brancas. O post viralizou e chegaram comentários de outras pessoas para compartilhar as próprias experiências. Impressionada com essa explícita necessidade de uma conversa franca, ela decidiu se aprofundar na fonte desses sentimentos. Explorando questões desde a erradicada história negra até o propósito político da dominância branca, do feminismo branqueado até a intrínseca relação entre classe e raça, Reni Eddo-Lodge proporciona uma oportuna e essencial estrutura nova de ver, reconhecer e combater o racismo.

Sobre a autora

Negra, britânica, jornalista e escritora. Reni Eddo-Lodge nasceu no dia 25 de setembro de 1989, em Londres, na Inglaterra. Filha de mãe nigeriana e pai britânico. Graduou-se em Literatura Inglesa pela Universidade de Lancashire Central, em 2011. Ao trabalhar como freelancer, escreveu publicações para os veículos The New York Times, The Guardian, The Independent, The Daily Telegraph, The Voice, BuzzFeed, Vice, iD e Dazed & Confused. E, como escritora, seus escritos têm como foco principal a questão do feminismo e do racismo estrutural. No Powerlist de 2020, Reni foi considerada no Top 100 pessoas de ascendência africana/afro-caribenha mais influentes no Reino Unido.

FICHA TÉCNICA

Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça

Ano: 2019
Formato:
Livro
Autora: jornalista negra britânica Reni Eddo-Lodge 
Tradutora: Elisa Elwine
Apresentação: Gabi Oliveira (Gabi de Pretas)
Páginas: 221 (e-book) e 214 (livro físico)
Tamanho do arquivo: 1943 KB
Dimensões: 22,5 x 15,5 x 1,5 cm
Peso: 320 gramas
Idiomas: Inglês e Português
Editora: Letramento
Disponível: Sites da Amazon(gratuito até 08/06), Editora Letramento, Saraiva e Submarino

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support