Primeiro Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil vai até dia 22

A primeira edição do Festival Internacional do Audiovisual negro do Brasil (Fianb) iniciou nesta quarta-feira (18/11) e vai até domingo (22/11). Em formato on-line, o evento conta com mostra audiovisual, laboratório de desenvolvimento de projetos e a primeira edição do Mecaa (Mercado Audiovisual da Apan), destinado à capacitação e ao empreendedorismo de pessoas negras.

Além disso, a programação inclui espaços de diálogos, workshops e masterclasses que objetivam envolver outras formas de atuação como o VR, séries para Instagram e produção para o Youtube.

A transmissão das mostras competitivas e da programação aberta ao público será na plataforma TodesPlay (https://todesplay.com.br/) e contará também com duas mostras paralelas com curadoria do Festivail FICAA – Kurta Kinte da Colômbia e da plataforma de distribuição Cinemown.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Mostra de Obras Audiovisuais e Mostra Competitiva
Com uma equipe formada por curadores convidados das regiões Norte, Sul, Sudeste do País e profissionais da TodesPlay, serão montadas quatro sessões que estarão disponibilizadas ao longo do Festival para voto do público. Os filmes da sessão ganhadora receberão um prêmio em dinheiro.

Mecca
Espaço de mercado e empreendedorismo do Fianb, o Mecca objetiva dar conta das múltiplas realidades dos associados e profissionais negros do departamento de produção, com diferentes níveis de formação, estrutura de suas empresas produtoras e estágios de projetos. Um espaço de negócio adaptado à realidade dos produtores e profissionais em processo de constituição de suas carreiras e produtoras.

Laboratório de Produção Executiva
O Lab de Produção Executiva ocorrerá na semana do Festival, entre os dias 19 e 21, das 10h às 16h. A ideia é ser um espaço formativo para quem tem pouca expertise na elaboração e apresentação de projetos, seja como pessoa física ou jurídica, por meio da partilha de documentos da rotina do produtor e diálogos com produtores executivos associados de maior trajetória da associação.

Laboratório Negras Narrativas
A iniciativa vai selecionar projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento e produção de distintos gêneros e formatos. Contará com premiação por meio de aporte financeiro e apoio com equipamentos básicos de produção. Além disso, ao longo de 2021, terão consultorias especializadas no desenvolvimento e produção da obras audiovisuais com a equipe do Amazon Studios e de acesso a espaços formativos da Apan EAD, visando o desenvolvimento do projeto como a ampliação das possibilidades de inserção do profissional no mercado internacional. Abarcando projetos Narrativa Seriada, Longa Metragem e com enfoque central em projetos de Curta-Metragem, serão selecionados três projetos de longa-metragem, três de narrativa seriada e dez curtas-metragens.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *