18 de Setembro, 2020

Projeto grafita super-heróis negros em muros de Fortaleza

Manto, Cyborg, Gelado e Pantera Negra. O que esses super-heróis têm em comum, além de serem negros? Todos estão grafitados em paredes espalhadas por Fortaleza graças ao projeto Black Comics nas Ruas (#blackcomicsnasruas).

De acordo com o supervisor de protagonismo juvenil no Cuca Mondubim, Emerson Pereira, mais conhecido como Tubarão, o projeto surgiu como uma inquietação pelo fato de ele não se ver representado em muitos heróis divulgados pela mídia tradicional.

A partir daí, o grafiteiro começou a pesquisar mais sobre super-heróis negros, quais são, quem são e a qual a origem de cada um. “A ideia de reproduzir através de grafites é dar visibilidade para esses personagens e para que a população negra, principalmente a juventude, possa se ver representada tanto nos muros como nesse universo. Podemos ter referências positivas, melhorando a autoestima dessa galera”, explica Tubarão, com 20 anos de experiência no grafite.

O projeto tem um número maior de intervenções na periferia da cidade, com grafites pelos bairros do Pici, Parangaba e Vila Pery. O projeto já foi parar em muros além da cidade, com grafites em Salvador e em Aracaju.

Acompanhe os grafites do projeto: https://www.instagram.com/tubaraovts/

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support