18 de Setembro, 2020

Quantos super-heróis negros você conhece?

Recebemos com muita alegria a indicação de Pantera Negra ao Oscar de Melhor Filme, o primeiro filme de super- herói da História a concorrer nessa categoria. Um super-herói negro, um diretor negro e um elenco majoritariamente negro já entraram pra História.

Como um bom amante de histórias em quadrinhos, preciso confessar uma coisa: não esperava que um dia teríamos um filme do Pantera Negra, assim como não esperava um do Homem Formiga, Doutor Estranho ou Deadpool. Os grandes nomes dos quadrinhos (DC e Marvel) sempre foram X-Men, Vingadores, Liga da Justiça, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, Batman e Superman.

Sobre o querido rei T’Challa e seu alter ego, conhecia há um bom tempo pela participação em aventuras dos Vingadores ou do Quarteto Fantástico. Sempre aparecia como uma pessoa honrada, bom rei e de confiança, mas nunca havia me aprofundado sobre sua história. Assim como jamais me aprofundei na história de outros super-heróis negros.

Assim, decidi montar uma pequena lista para compartilhar com vocês. Quais já conheciam? Quais ficaram de fora?

Pantera Negra

Imagem relacionada

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, teve a primeira aparição na revista Fantastic Four 52, em julho de 1966. T’Challa, rei de Wakanda, assume o manto do herói após a morte do pai, T’Chaka. Entre seus poderes e habilidades estão força, resistência, velocidade, agilidade e reflexos sobre-humanos, o conhecimento do Pantera Negra e sentidos aguçados.

Tempestade

Resultado de imagem para tempestade ororo

A poderosa Ororo Munroe, uma das líderes dos X-Men, nasceu no Quênia e foi criada no Harlem e no Cairo. A primeira aparição da personagem foi na revista Giant-Size X-Men, em maio de 1975. Tempestade conta com uma diversificada gama de habilidades e poderes. Capaz de manipular o clima, pode criar chuvas, tempestades, trovões e relampâgos, assim como pode alterar a pressão atmosférica, temperatura e umidade.

Cyborg

Resultado de imagem para Cyborg dc

Victor Stone era um atleta de futebol americano, mas perdeu grande parte do corpo após uma explosão. Graças ao conhecimento e habilidades do pai cientista, recebeu componentes robóticos e tornou-se um ciborgue. Cyborg foi líder do grupo Jovens Titãs e é membro da Liga da Justiça.

Falcão

Resultado de imagem para falcão sam wilson

Sam Wilson é um ex-soldado da força aérea e ex-agente da SHIELD. Membro dos Vingadores, costuma aparecer como parceiro do Capitão América. Criado em 1969, é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. Possui grande conhecimento em tecnologia e em química e consegue voar graças a uma armadura tecnológica.

Misty Knight

Resultado de imagem para Misty Knight

A primeira aparição da equipe Filhas do Dragão, composta por Colleen Wing e Misty Knight, foi em 1976, na revista Iron Fist número 10. Misty é uma ex-policial de Nova York que perde o braço por conta de uma bomba. Tony Stark, o Homem de Ferro, a presenteou com uma prótese biônica e, a partir daí, ela abriu uma agência de investigação com a amiga Colleen Wing. Além de excelente detetive, pode esmagar objetos tão duros quanto o aço.

Miles Morales (Homem-Aranha)

Resultado de imagem para Miles Morales

Miles Morales é o segundo Homem-Aranha a aparecer em Ultimate Marvel (um outro universo Marvel). Negro, com ascendência hispânica, Miles conta com poderes semelhantes aos do Homem-Aranha original.

Vixen

Resultado de imagem para Vixen dc comics

Mari Jiwe McCabe foi a primeira super-heróina afro-americana da DC Comics a estrelar a própria série. Criada em 1981, Vixen pode copiar as habilidades de qualquer animal que se encontre próximo dela.

John Stewart (Lanterna Verde)

Resultado de imagem para john stewart lanterna verde

Arquiteto e veterano da Marinha dos EUA, John Stewart foi escolhido pelos Guardiões para ser o Lanterna Verde, substituindo Hal Jordan. Ele é o único Lanterna Verde terrestre negro.

Espectro

Resultado de imagem para monica rambeau espectro

Mônica Rambeau já utilizou os codinomes Capitã Marvel e Fóton, sendo atualmente conhecida como Espectro. Apareceu pela primeira vez em 1982, na revista Amazing Spider-Man Annual 16. Mônica tem o poder de converter o corpo em energia e, além de integrante dos Vingadores, chegou a liderá-lo por algum tempo.

Batwing

Imagem relacionada

O primeiro Batwing é David Zavimbe, um policial congolês. Depois, Zavimbe é substituído por Luke Fox, um americano lutador de artes marciais mistas que tinha sido a primeira escolha de Batman no papel. Além de vilões internacionais, Batwing combate até a força policial corrupta da República Democrática do Congo.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support