19 de Setembro, 2020

Top 5 de melhores artistas visuais da história é quase todo negro; lista é da Billboard

Cem nomes são citados pela Billboard. Michael Jackson, Beyoncé, Janet Jackson e Missy Elliott ocupam as melhores posições. Jay-Z aparece no top 10

Com a temporada de premiações se aproximando, a Billboard divulgou nessa quinta-feira (27/8) a lista dos 100 maiores artistas visuais da história. E o resultado é uma reverência à negritude no mundo da música. O top 5 da seleção é quase que totalmente dominado por mulheres negras.

Beyoncé é a cantora mais bem posicionada, tanto pelo trabalho solo (que cada vez mais reforça o tom de militância negra) quanto pelo sucesso com o grupo Destiny’s Child. A diva aparece em terceiro lugar, atrás de Michael Jackson (2º) e Madonna (1º,). Janet Jackson, irmã de Michael, ocupa a quarta posição, seguida pela rapper Missy Elliott.

Do top 5, portanto, quatro lugares são ocupados por cantores e cantoras negros/as, já que Madonna é a única não-negra do alto escalão. Se considerarmos o top 10, a representatividade negra aumenta porque o rapper Jay-Z, marido de Beyoncé, é citado na nona posição.

A Billboard é uma das publicações especializadas em música mais respeitadas do mundo. Teve foco inicial no mercado publicitário, mas desde a década de 1950 que aborda exclusivamente questões do mercado fonográfico, divulgando inclusive o ranking das canções mais executadas em rádios e serviços de streaming.

Confira o Top 10.
#1 Madonna
#2 Michael Jackson
#3 Beyoncé/ Destiny’s Child
#4 Janet Jackson
#5 Missy Elliott
#6 Lady Gaga
#7 Duran Duran
#8 Britney Spears
#9 Jay-Z
#10 Nirvana

A lista completa, com 100 nomes, você confere clicando aqui.

Quer matar a saudade? A gente te ajuda.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support