Apresentar os projetos aprovados para a 9ª edição dos Laboratórios de Criação 2021, possibilitar conexões estéticas e promover encontros entre artistas. Essa é a ideia do LabX, evento anual promovido pela Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Esta edição será entre os dias 13 e 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira da próxima semana, a partir das 15h, com transmissão pelo Youtube da Escola, com acessibilidade em Libras. A aula inaugural, na segunda (13), será com o filósofo, professor e escritor Renato Noguera, sobre o tema “Narrativa e arte em afroperspectiva”.

Após quatro meses de avaliação, o processo seletivo para o ciclo 2021 dos Laboratórios de Criação chegou ao fim na última quarta-feira (8), com a divulgação do resultado final. Ao todo, foram selecionados 22 projetos em Cinema, Dança, Música e Teatro e 30 artistas para a Temporada Formativa de Artes Visuais. Esta foi a primeira vez em que foram adotadas políticas afirmativas nos Labs da Porto Iracema. Metade dos projetos e artistas selecionados são do interior do Ceará e 50% das vagas, em todas as áreas, foram destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

Aula inaugural

A programação terá início na segunda-feira (13), a partir das 15h, com a apresentação da Escola e do Programa dos Laboratórios de Criação pela diretora de formação e criação do IDM e da Porto Iracema, Bete Jaguaribe. Em seguida, o filósofo e escritor Renato Noguera ministra a masterclass “Narrativa e arte em afroperspectiva”, transmitida ao vivo pelo Youtube da Escola. Na aula, o autor de “Porque amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor” vai partir da afroperspectividade para refazer algumas perguntas clássicas, como “o que pode a arte? em que consiste e o que pode uma narrativa no contexto do fazer artístico?”.

Conforme a ementa, a formulação gira em torno da hipótese de uma potência da arte para uma relação de amizade com a realidade à medida que assumimos um estado de infância para habitar o mundo. Ou seja, se a arte pode nos reconectar com a (nossa) infância. A arte seria uma possibilidade de reestabelecer amizade com a vida.

O LabX é o primeiro momento de compartilhamento público das propostas selecionadas para esta edição e contará com a participação de artistas ingressantes nos dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, egressos dos Labs, além de convidados.

Sobre Renato Noguera

Professor da UFRRJ, filósofo, escritor. Publicou, dentre outros, “Porque amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”, “Nana & Nilo na Cidade Verde” e “Ensino de Filosofia e a Lei 10639”.

Serviço
O quê: Porto Iracema recebe filósofo Renato Noguera em aula inaugural do LabX 2021
Quando: 13 a 17 de dezembro, segunda a sexta-feira, a partir das 15h, pelo Youtube da Escola
Gratuito, aberto ao público e com acessibilidade em Libras

Share.

Leave A Reply