
Os professores Bruno Maciel e Jairo de Souza produziram um gibi em homenagem a Dandara dos Palmares para ser utilizado em sala de aula. Docentes da rede municipal de Fortaleza e especialistas em História, eles produziram o roteiro e a ilustração no segundo semestre de 2020. A impressão dos mil exemplares foi feita no primeiro semestre de 2021.
“O nome Dandara é parte de uma referência histórica da mulher preta no Brasil. Porém, a personagem do gibi é uma aluna do Ensino Fundamental II na atualidade. Ela está ansiosa pela aula de História que terá como temática ‘Povos e cultura africana e afro-brasileiro'”, destaca Bruno Maciel.
Conceitos como representação, ancestralidade e memória, além do desejo de incentivar o debate sobre questão racial no Brasil foram a motivação para a criação do material. “Estas palavras-chave norteiam nossas vidas pessoais. As referências como nossas mães pretas e as mulheres intelectuais pretas que na atualidade estão à frente do debate etnico-racial na atualidade”, explica o docente.
Nas aulas, Dandara encontrará sua afirmação enquanto negra tendo uma família negra. A busca pela sua essência se tornará necessária pelo mundo externo. A ideia partiu do professor Jairo de Souza como forma de trabalharem a Lei nº 10.639/03 não só na sala de aula, mas em outros espaços que tenham uma iniciativa popular.

Para adquirir o gibi, é preciso entrar em contato pelo perfil da publicação no Instagram (https://www.instagram.com/revistinha_dandara/) ou pelo whatsapp: (85) 98766-6900 ou (85) 98660-2894.
PARA MAIS NOCÍTICAS DE ANCESTRALIDADE, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.
2 comentários
Maravilhosa a matéria!!!
Maravilhoso, Dandara foi e será sempre um marco na nossa história.Parabens a todos envolvidos!