Com o objetivo de dar mais visibilidade e voz à história negra do Corinthians, o programa semanal Afro Timão passará a ser veiculado pela Corinthians TV a partir do dia 2 de março. O jornalista Wagner Prado será o apresentador do programa.
A questão racial estará em pauta não apenas em datas emblemáticas como o Dia da Consciência Negra e o da Abolição da Escravatura. “Nestas datas sempre se vê pessoas da comunidade negra falando sobre vários temas, principalmente a questão racial. Mas elas também podem falar sobre artes, filosofia, medicina, esportes, entre outros temas, além da questão racial, fora desses períodos. Daí a ideia do programa. No Brasil, há negros proeminentes em várias áreas, que não ocupam espaço na grande mídia”, explicou Wagner em entrevista ao Portal R7.
Segundo o jornalista, a consagração de muitos negros no futebol pode se manter apenas uma ilusão de superação do racismo. “Ser negro não é apenas ter a pele escura, fisicamente. É preciso ter atitudes de negro, reconhecer o que é ser negro e praticar sua negritude com liberdade e consciência. É servir como espelho para a juventude negra, para ajudá-la a se desenvolver com o orgulho da própria identidade”, destacou.
O Corinthians foi um dos primeiros clubes do país a contratar jogadores negros. Em 1919, Asdrúbal Cunha, o Bingo, foi o primeiro jogador negro a defender um grande clube da capital paulista. Em oito partidas, marcou cinco gols. O clube paulista enfrentou resistência para a inscrição do jogador, tanto que a inscrição do jogador “Davi”, também negro, foi rejeitada pela Liga Paulista de Futebol anteriormente.
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.