>
23 de Julho, 2021
corinthians logo

Programa Afro Timão será veiculado pela Corinthians TV

Com o objetivo de dar mais visibilidade e voz à história negra do Corinthians, o programa semanal Afro Timão passará a ser veiculado pela Corinthians TV a partir do dia 2 de março. O jornalista Wagner Prado será o apresentador do programa.

pastedimage
Jornalista Wagner Prado (à esquerda) com o entrevistado Raul Nascimento (Foto: Paradinha Esportiva)

A questão racial estará em pauta não apenas em datas emblemáticas como o Dia da Consciência Negra e o da Abolição da Escravatura. “Nestas datas sempre se vê pessoas da comunidade negra falando sobre vários temas, principalmente a questão racial. Mas elas também podem falar sobre artes, filosofia, medicina, esportes, entre outros temas, além da questão racial, fora desses períodos. Daí a ideia do programa. No Brasil, há negros proeminentes em várias áreas, que não ocupam espaço na grande mídia”, explicou Wagner em entrevista ao Portal R7.

Segundo o jornalista, a consagração de muitos negros no futebol pode se manter apenas uma ilusão de superação do racismo. “Ser negro não é apenas ter a pele escura, fisicamente. É preciso ter atitudes de negro, reconhecer o que é ser negro e praticar sua negritude com liberdade e consciência. É servir como espelho para a juventude negra, para ajudá-la a se desenvolver com o orgulho da própria identidade”, destacou.

bingo 1919

O Corinthians foi um dos primeiros clubes do país a contratar jogadores negros. Em 1919, Asdrúbal Cunha, o Bingo, foi o primeiro jogador negro a defender um grande clube da capital paulista. Em oito partidas, marcou cinco gols. O clube paulista enfrentou resistência para a inscrição do jogador, tanto que a inscrição do jogador “Davi”, também negro, foi rejeitada pela Liga Paulista de Futebol anteriormente.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *