>
26 de Outubro, 2021
Mulheres Negras no mercado de trabalho

Programa de trainee para negros abre mais de 30 vagas de analista sênior à diretoria

A luta antirracista tem feito grandes empresas preocuparem-se com a diversidade do quadro de funcionários. Em busca de mudar o cenário no qual poucos negros ocupam cargos de destaque, empresários têm criado programas de contratação exclusivos para profissionais negros e negras.

Neste mês de dezembro, foi lançado o “Empretece”. São mais de 30 vagas em cargos de analista sênior à diretoria no grupo de tecnologia Movile. “Percebemos que ainda há muito a ser feito para trazer inclusão para as posições dos mais diversos níveis internos. Lançamos o programa com o desejo de dar um passo adiante e criar um processo seletivo seguro e organizado para profissionais negros”, afirma Nathalya Carvalho, líder do AfroMovile, grupo interno de etnia da empresa.

O grupo é formado pelas empresas iFood, Sympla, PlayKids, Zoop, Wavy, MovilePay, além da própria Movile. Todo o processo de seleção será on-line e candidatos de todo o Brasil podem se inscrever. Algumas das vagas serão para regiões específicas, descritas no site da empresa, mas o trabalho também será iniciado de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e ao direcionamento de todo o grupo para o início de 2021.

As inscrições já iniciaram e vão até 17/1, sempre no site https://www.movile.com.br/empretece

Outro grupo empresarial que já fez o mesmo foi o Magazine Luiza. Com um programa de trainee exclusivos para pessoas negras, a empresa sofreu críticas de que estaria cometendo racismo reverso ao não aceitar candidatos não negros no processo de seleção. Apesar disso, o programa continuou cumprindo o dever de diminuir as desigualdades internas.

Outras empresas que também criaram programas inclusivos para mulheres e negros são: Bayer, Gerdau, P&G e Banco BV.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *