Durante todo o mês de julho, os canais de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foram ocupados pelo Nóis de Teatro com intervenções artísticas e ações de visibilidade das produções de artistas e coletivos pretos do Ceará.
Intitulado Siará Quilombo – Ocupação Preta do Dragão, o projeto terá suas ações encerradas nesta sexta-feira (31), quando o grupo lançará ao público a “Sala Preta – Confabulações de um Siará Quilombo”, um encontro virtual com artistas, às 21 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).
A exibição aberta ao público será direcionada principalmente a gestores, produtores culturais e profissionais da área cultural.
Simulando uma reunião secreta, a exibição autoficcionalizada reproduz um ambiente de livre debate sobre o Siará Quilombo, onde 23 artistas pretos e periféricos abordam preconceito, exclusão, burocracia, estado e política de cultura, entre outros temas que permeiam as vivências de artistas pretos no Ceará.
A ação propõe uma reflexão crítica da histórica exclusão estrutural dos processos de expressão, reconhecimento e remuneração artística de corpos racializados.
A reunião não ensaiada, além de colocar em pauta casos vividos pelos participantes, evoca anseios e proposições para que as políticas culturais do nosso estado passem a contemplar de forma mais democrática a pluralidade de corpos e subjetividades pretes.
A Sala Preta é um convite aberto à autocrítica, mas sobretudo à ruptura dos processos institucionalizados de perpetuação do racismo.
O SIARÁ QUILOMBO
Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de “aquilombamento virtual”: arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo.
A programação homenageou a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), e os Cocos de Iguape, dos mestres Raimundo Cabral e Chico Casueira.
SERVIÇO
Sala Preta – Confabulações de um Siará Quilombo
QUANDO: 31 de julho de 2020, ÀS 21 HORAS
ONDE: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.