15 de Abril, 2021
e0382058 a757 4870 88bc 60f6fab07da2 1

Projeto afrocentrado vence prêmio de design mais importante do Brasil

A 10ª edição do Brasil Design Award premiou neste mês de dezembro os melhores trabalhos de design gráfico do país. O logotipo e a identidade visual criada por Diego Silva, de 24 anos, venceram na categoria Design de marca – pequenas e médias empresas.

A produção foi criada para uma empresa de viagens com foco em países que contam a história da África. A proposta era criar um design levemente étnico, jovem e colorido para a agência se conectar ao cliente somando ancestralidade com viagem.

O logotipo é formado pela palavra Brafrika, que dá nome à empresa, escrita no formato do continente africano. A peça concorreu com 402 projetos finalistas do prêmio mais importante do design no Brasil.

Diego Silva revelou que fazer o projeto foi um processo no qual houve muita empatia. “O fato da empresa ser afrocentrada deu um tom muito forte de verdade. A alma do projeto tem a sensibilidade que não teria se fosse feito por um design com formação eurocêntrica de estilo.”

O designer lembra ainda como é desafiador para negros competirem em um mercado onde pessoas brancas são maioria. “Ser um designer negro em um mercado de trabalho onde a hegemonia e o pensamento é totalmente da branquitude é meio que se reafirmar todo dia. Uma pessoa branca que quer passar o eu dela só basta estudar design. Já uma pessoa negra tem que estudar design e ter uma identidade racial bastante sólida.”

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *