O Brasil nasceu da escravidão. Nasceu da exploração do conhecimento e do trabalho — seja forçado ou precariamente remunerado — de africanos e seus descendentes. E a isso deve tudo o que o torna um país, hoje e nos principais momentos de sua História.
Está no ar o projeto Querino: resultado de um longo trabalho que começou ainda em 2020 e que foi publicado em um novo podcast produzido pela Rádio Novelo e em matérias na revista piauí.
Inspirado em “The 1619 project“ (lançado em 2019 por “The New York Times”), o projeto mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. Um olhar afrocentrado que posiciona em seus devidos lugares, para a formação do Brasil, tanto a contribuição afro-brasileira quanto a ganância desenfreada dos escravizadores: o país que mais importou escravizados no mundo foi também o último das Américas a abolir a escravidão.

Conduzido por uma equipe majoritariamente negra, o projeto Querino tem idealização e coordenação do jornalista Tiago Rogero (foto), apoio do Instituto Ibirapitanga e consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos.
Todos os oito episódios do podcast (em formato narrativo/documentário) produzido pela Rádio Novelo estão no ar; e está também nas bancas e no site da revista a primeira edição da piauí a contar com uma matéria do projeto.
Confira aqui o site do projeto Querino.
Confira aqui o site do projeto Querino.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.