A 14ª edição do Troféu Imprensa, promovida pela Revista Imprensa, premiou quatro mulheres negras este ano. Dezesseis categorias reconhecem apresentadores de programas de TV e artistas da música e televisão brasileira.
A categoria Âncora ou Comentarista/Colunista de TV agraciou a jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo. A paulista já fez parte do Jornal Nacional, Fantástico e SPTV, e competia com as jornalistas Adriana Araújo (Record), Daniela Lima (CNN Brasil) e Sandra Annenberg (Globo Repórter). Maju conquistou também o Troféu Observatório da Televisão.
O prêmio da categoria Colunista de Jornal ou Revista ficou com a filósofa, escritora e colunista do Jornal Folha de São Paulo Djamila Ribeiro, que tem papel importante no debate antirracista no Brasil. A paulista de Santos competia com a jornalista Flávia Oliveira (O Globo), Eliane Castanheira (Estadão), Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico) e Vera Magalhães (Estadão). Djamila já venceu também o Prêmio Príncipe Claus e foi indicada ao Jabuti de Humanidades.
O prêmio de Repórter de Rádio foi para jornalista da CNN Brasil Basilia Rodrigues, que é ainda ex-repórter da rádio CBN Brasil. A categoria também era disputada por Camila Carelli (CBN/Globo), Helen Braun (BandNews FM), Marilu Cabañas (Rádio Brasil Atual) e Renata Carvalho (CBN SP).
Já o prêmio de Assessoria de Comunicação – Corporativa foi vencido pela jornalista e doutora em Comunicação Isabel Clavelin, em reconhecimento ao trabalho na ONU Mulheres. Ela competia com as jornalistas Claudia Buzzete Calais (Fundação Bunge), Cristiane Santos (Pfizer), Kátia Gianone (Microsoft) e Leandra Peres (B3). Isabel já participou de eventos como o Simpósio Internacional de Saúde da População Negra.
Idealizado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa teve a primeira cerimônia realizada em 1958.

Jornalista. Tem experiência nas áreas de Radiojornalismo (Rádio O POVO CBN), assessoria de comunicação (Defensoria Pública do Estado do Ceará) e webjornalismo e jornalismo impresso (Portal O POVO Online). Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali em La Plata, Argentina. Passou pela redação do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo, África do Sul. É preocupada com questões raciais desde os 18 anos, quando se descobriu negra. Tem um pé na Moda.