>
26 de Julho, 2021
reggae patrimonio unesco 720x530 1

Reggae jamaicano é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade

reggae patrimonio unesco3
Tankfield [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], from Wikimedia Commons
Na quarta-feira (29), o reggae jamaicano foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A decisão foi divulgada durante reunião em Port Luis, nas Ilhas Maurício, onde a entidade está examinando diversas candidaturas para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

De acordo com a Unesco, tendo se originado dentro de um espaço cultural que abrigava grupos marginalizados, principalmente no oeste de Kingston, a música reggae da Jamaica é uma fusão de numerosas influências musicais, incluindo formas jamaicanas anteriores, assim como linhagens caribenhas, norte-americanas e latinas.

Com o tempo, estilos neo-africanos, soul e rhythm and blues da América do Norte foram incorporados ao elemento, transformando gradualmente Ska em Rocksteady e depois em Reggae. Enquanto em seu estado embrionário a música Reggae era a voz dos marginalizados, a música agora é tocada e abraçada por uma ampla seção transversal da sociedade, incluindo vários gêneros, grupos étnicos e religiosos.

“Sua contribuição para o discurso internacional sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade ressalta a dinâmica do elemento como sendo ao mesmo tempo cerebral, sócio-político, sensual e espiritual”, destaca a entidade em comunicado.

Segundo a publicação, os alunos aprendem a tocar música nas escolas desde a infância até o nível terciário, e festivais de reggae e concertos como Reggae Sumfest e Reggae Salute oferecem saídas anuais, bem como uma oportunidade de estudo e transmissão para futuros artistas, músicos e outros artistas praticantes.

Reggae no Ceará

No Ceará, o reggae teve um grande destaque nos anos 2000, graças ao sucesso de bandas como Rebel Lion, DonaLeda, Tribo de Leões, Alma Negra, Mentalize, dentre outras. Durante esse período, era comum grandes astros nacionais e internacionais realizarem shows por aqui, como Natiruts, Edson Gomes, Tribo de Jah, Gladiators, SOJA e Groundation.

A casa de shows Canto das Tribos, na Praia de Iracema, foi um famoso reduto do reggae na cidade, que já contou com bares dedicado ao reggae, e hoje conta com o Reggae Club, também na Praia de Iracema, e festas em bairros e algumas casas de show.

Bob Marley

reggae patrimonio unesco2Bob Marley é considerado o Rei do Reggae, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo. Nascido em 6 de fevereiro de 1945, morreu em 11 de maio de 1981, data na qual se comemora, no Brasil, o Dia Nacional do Reggae.

As mensagens das diversas canções falam sobre paz, igualdade social, liberdade, resistência, rastafarianismo, guerra e amor. Em 1976, no albúm Rastaman Vibration, lança a música War, inspirada no discurso do imperador da Etiópia, Haile Selassie, na Liga das Nações (futura ONU) em 30 de junho de 1936. O inflamado discurso do imperador etíope é motivado pela invasão das tropas italianas do ditador Benito Mussolini e a recusa da Liga das Nações em intervir na questão.

War (tradução)

Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada
Haverá guerra, eu digo guerra

Até que não existam cidadãos de 1º
E 2º classe de qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Seja menos significante do que a cor dos seus olhos
Haverá guerra

Até que todos os direitos básicos sejam igualmente
Garantidos para todos, sem discriminação de raça
Guerra

Ate esse dia
O sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e
As regras da moralidade internacional
Permanecerão como ilusões fugares
Para serem perseguidas, mas nunca alcançadas
Agora haverá guerra, guerra

Até que os regimes ignóbeis e infelizes
Que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Moçambique
África do Sul, em condições subumanas
Foram derrubados e inteiramente destruído haverá
Guerra, em todo lugar é guerra, eu disse guerra

Guerra no leste, guerra no oeste
Guerra no norte, guerra no sul
Guerra, guerra, rumores de guerra

Até esse dia, o continente africano
Não conhecera a paz, nós africanos lutaremos
Se necessário e sabemos que vamos vencer
Porque estamos confiantes na vitória

Do bem sobre o mal
Do bem sobre o mal

Deixe um comentário

1 thought on “Reggae jamaicano é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *