Nesta sexta-feira (3), às 18h, no auditório do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), em São Paulo, o Núcleo Afro CEBRAP/Projeto Afro Memória realizará o evento de lançamento da segunda edição dos Cadernos Afro Memória cujo tema é “Memória, representação e representatividade negra na política”.
O Caderno Afro Memória é uma publicação feita em parceria e apoio com diversas instituições brasileiras e internacionais. A fim de difundir a memória do ativismo negro no Brasil, esta publicação é baseada em acervos reunidos pelo Projeto Afro Memória, que por sua vez é voltado para a recuperação, preservação, catalogação, digitalização e publicização de acervos reunidos por organizações e militantes negros Brasil afora.
Neste link, você pode conferir a primeira edição dos Cadernos que foi lançada no 2º semestre de 2022 e se debruçou sobre o acervo de Milton Barbosa.
Também já é possível conferir a segunda edição dos cadernos que será oficialmente lançada no evento de sexta-feira. Clique aqui para baixar.
Informamos que para a mesa principal teremos a presença confirmada de: Paulo C. Ramos (Afro/CEBRAP), Mário Medeiros (AEL/Unicamp), Daniela Vieira (CEMI/Linha Hip Hop em Trânsito/UEL).
Sobre o Afro Memória
O projeto resulta de um esforço coletivo que envolve o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, o Programa para Populações Marginalizadas, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/ Unicamp), onde os acervos são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society, UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.
Serviço: Lançamento do II Caderno Afro Memória
Data: 03 de março de 2023
Horário: 18h
Local: Auditório do CEBRAP
Endereço: Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04015-051
Link de transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=NV9FY10cj7s

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.